A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Arte urbana dentro da escola

Grafite¹, e ritmos musicais como rap e hip hop foram os valores da cultura urbana transmitidos aos estudantes do 5º e 6º ano do CIEP Patrice Lumumba, pelos grafiteiros Airá Iluaiê de Almeida, (Crespo) e Ricardo Rilo (Coé), parceiros do Bairro Educador (BE) Engenho da Rainha, na tarde da última sexta feira, 03 de agosto. A oficina de grafite realizada na unidade escolar, ocorreu através de uma articulação entre a direção do CIEP, o Sesc de Madureira e o BE, e teve como um dos objetivos trabalhar letramento e resgate dos valores humanos.

Grafiteiros explicando para os alunos a origem do grafite

Os grafiteiros explicaram a história da arte urbana e a origem das danças de rua: rap e hip hop. Além disso, eles também ensinaram aos estudantes algumas técnicas utilizadas na construção de letras artísticas e fizeram com eles um exercício, onde cada estudante escolheu um apelido e reproduziu as letras no estilo grafite.

Carla Rodrigues, estudante do 5º ano, ressaltou a oficina, despertou sua criatividade e também aprendeu novos conceitos sobre arte.


“ Gostei bastante de aprender a história do grafite, que é uma arte que eu via nas ruas, e não sabia de onde vinha. Acho que deveria ter este tipo de oficina com mais frequência na escola”.

Para Adélia Azevedo, professora do 5º ano e arte terapeuta, o grafite auxiliará no trabalho de letramento, que será realizado com os estudantes. Segundo ela, a oficina faz parte da realidade da comunidade escolar.

Professora Adélia e os estudantes do 5º ano

“Esta oficina vai me dar subsídio para trabalhar arte, letramento e leitura com os alunos em sala de aula. A arte tem como objetivo potencializar a criatividade deles”.

Airá, grafiteiro há 10 anos, descobriu o grafite através de um filme sobre arte contemporânea, que assistiu durante a infância. Ele também comentou que ainda há um certo tipo de preconceito com relação ao grafite, pois muitos ainda o confundem com pichação. Ele destacou a importância da cultura urbana estar presente na comunidade escolar.

Airá, Cláudia Annis (Executiva Técnica Sócioeducativa do Sesc de Madureira) e estudantes

“As novas gerações estão se conscientizando que o grafite é uma arte contemporânea, pois estimula a linguagem artística. A parceria com o Bairro Educador e o Sesc é ótima, porque através de uma oficina como essa podemos formar multiplicadores da arte e cultura urbana”.

Os estudantes, com o auxílio dos artistas grafitaram no muro da unidade escolar quatro palavras que os mesmos escolheram em consenso, durante uma votação feita em sala de aula, são elas: respeito, amor, paz e amizade. Este exercício surgiu em virtude do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que trabalha a questão dos valores humanos.

Estudante grafitando o muro do CIEP

Para a diretora adjunta Roberta Cardial, esta é uma atividade integradora onde os estudantes expõem a criatividade e sentimentos de uma forma crítica e lúdica.


“Através da arte o aluno transmite sua forma de pensar e os conhecimentos adquiridos dentro das salas de aula. Essa oficina é um dos caminhos para tentar trabalhar a indisciplina de alguns alunos. O resultado da parceria com o Bairro Educador é totalmente positivo e está sendo bastante proveitoso para a comunidade escolar”.

O grafite¹ é uma forma de expressão artística que teve início na pré-história, a partir da pintura rupestre. Os homens usavam instrumentos naturais para deixar marcado nas paredes e rochas, suas próprias marcas e identidade, pois acreditavam que essa arte tinha algum efeito para eles.


Por Ana Paula Santana


2 comentários:

  1. Parabéns!Bairro EducadorEngRainha/SESCMadureira.Muito bom o trabalho realizado no Ciep,esta atividade reforçou a autoestima da garotada.Atividade com início,meio e fim proporcionando-lhes perceber o desenvolvimento do trabalho.Excelente ver os alunos contextualizando o este conhecimento adquirido,nos cartazes para o Dia dos Pais.As ARTES tem a propriedade de atuar no desenvolvimento humano,facilitando o processo de Criação.
    "Fazer ARTE também é tomar consciência do próprio percurso de criação"/Tamagrone,Rosangela,2010.
    A turma 1501, agradece o carinho e atenção de todos os envolvidos nesta proposta de trabalho.
    Obrigada Adriano,Marcia,SESC E os artistas grafiteiros por esta ação cidadã.
    Abraços/Profa Adelia Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos!!! Bairro Educador, SESC, Adriano, Marcia,grafiteiros, alunos e professores envolvidos.
    A Oficina de Grafitagem foi um sucesso!!!
    A participação e o interesse dos alunos foram fundamentais no resultado do trabalho, onde a criatividade esteve presente a todo instante.
    Agradeço a todos a atenção dispensada e espero que momentos como esse façam sempre parte da nossa Comunidade Escolar.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir