A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Estudantes visitam a Fábrica da Parmê

Os estudantes da Escola Municipal Joracy Camargo, unidade escolar integrante do BE Penha, visitaram no dia 21 de agosto a fábrica da Parmê, a partir de uma articulação realizada entre a escola, o Bairro educador e a Fábrica da Parmê. O objetivo da visita é demonstrar para os estudantes como eles podem fazer uso dos conteúdos matemáticos aprendidos em sala de aula em seu cotidiano.


Participaram da atividade as turmas de 2° ano, das professoras Kelly da Silva e Vanessa Rodrigues, a educadora comunitária e mãe do Conselho Escola Comunidade - Adriene Soares e os estagiários Érica Gonçalves e Leonardo Vidal.


Os estudantes conheceram todos os espaços da fábrica e a confecção de todos os produtos. Tiveram também a oportunidade de conhecer a história da Fábrica da Parmê e participaram de um rodízio de pizzas e bolos, onde ganharam um brinde (pães), além de muita brincadeira e diversão com um show de mágica, músicas e dança.


Após a visita á fábrica, a professora Vanessa Rodrigues trabalhou algumas receitas regionais, já que agosto é o mês do folclore. Dentro do gênero receita foram trabalhados diversos conteúdos como a estrutura de uma receita, para que serve a receita, pesos e medidas.

“Então, chegou a hora de por em prática o que aprendemos em sala de aula. Pesquisei uma receita de bolo, já que quando visitamos a fábrica da Parmê eles se interessaram muito pela confecção das tortas, e também trabalhamos algumas receitas de bolos típicos de algumas regiões do Brasil. Porém a receita deveria ser prática, rápida e que não usasse o forno, pois não tem forno na escola.  Então, após algumas pesquisas achei uma receita bem legal de bolo de micro-ondas. Primeiro trabalhei a receita em sala, ressaltando a finalidade da receita e trabalhamos também o peso e medidas dos ingredientes”, disse a professora Vanessa Rodrigues.



Os estudantes participaram de todo o processo de preparação, dividindo as tarefas entre eles. Eles elogiaram essa dinâmica e puderam colocar em prática tudo o que aprenderam em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário