A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Rádio Nacional recebe estudantes da Rocinha

Na última semana de agosto, os estudantes do 6º ano da Escola Municipal Francisco de Paula Brito, unidade escolar integrante do BE Rocinha, visitaram os estúdios da Rádio Nacional, localizada no Centro do Rio. Nesta visita eles aprenderam como a história da Rádio Nacional e a história do Brasil se misturam.


O radioator Gerdau dos Santos levou os estudantes para conhecerem o mundo do radialismo brasileiro. Ao visitarem os espaços da rádio, eles viram como é realizado o processo de transmissão de uma emissora e também sobre a própria a história da Rádio Nacional, que iniciou uma era de glamour nas transmissões radiofônicas.



“Aqui nasceram diversos artistas graças a rádio novela. Eles se apresentavam neste espaço e cada um interpretava vários personagens. Ainda utilizávamos o cenário para realizar a sonoplastia e assim, criar mais realismo para o ouvinte”. Explicou Gerdau sobre o cenário.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de ver o funcionamento de um programa ao vivo. No momento, estava sendo transmitido “A Hora do Funk”, com a apresentação do MC Leonardo, integrante da dupla de MCs Junior e Leonardo,  autores de diversos sucessos do funk da década de 90.



“É muito legal receber os alunos da Paula Brito. Amo a Rocinha”,  disse Leonardo, ao vivo no programa e ovacionado pelos estudantes.


A visita a Rádio Nacional é o início de uma oficina chamada “Rádio do Amanhã”, realizada por Marcelo Santos, jornalista e radialista da Rádio Globo, onde os estudantes aprenderão os fundamentos básicos de uma rádio. As oficinas serão realizadas na Biblioteca Parque da Rocinha, todos os sábados no mês de setembro.


O desenvolvimento desse plano de trabalho contará com o apoio do parceiro FavelaDaRocinha.com e a Biblioteca Parque da Rocinha.

Por Leandro Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário