Os estudantes do CIEP Rubens Gomes, BE Costa Barros, visitaram no dia 28 de agosto, o Espaço Cultural da Marinha, a partir de uma articulação realizada entre a unidade escolar, o Bairro Educador e o Museu Naval. O objetivo da visita foi provocar nos estudantes a apropriação dos espaços públicos culturais da cidade.
Dialogando com o subprojeto da escola, cujo tema é “A cultura afro descente em nossa Costa Barros”, o gestor de projetos Amarildo Silva procurou, através da apresentação do suboficial da Marinha, fortalecer o papel dos cidadãos negros na construção da história do Brasil.
Participaram da atividade os alunos da professora Thaís da Conceição, a mãe voluntária Solange Brito e a educadora comunitária Carolina Leite. Os estudantes conheceram os equipamentos de guerra presentes no submarino S22 e ficaram surpresas ao saberem sobre os desafios que os marinheiros enfrentam em alto-mar .
Alunos no interior dos equipamentos, aprendendo mais sobre a história do país
Em seguida, eles conheceram o helicóptero e o seu objetivo militar, de ataque e resgate de feridos. Outro monumento apresentado foi a cópia da nau do descobrimento, onde os alunos ouviram atentamente sobre os primeiros desbravadores portugueses e como o povo brasileiro se formou a partir da “mistura” dos povos, ajudando assim os estudantes a compreenderem melhor as suas origens.
Ao final da visita os alunos aprenderam sobre a importância do navio Museu Bauru, durante a 2ª Guerra Mundial e o papel dos brasileiros brancos e negros na libertação da Itália das tropas de ocupação nazista. Eles se conscientizaram a respeito da importância do papel dos negros em diferentes situações históricas.
Na volta para casa, os estudantes comentaram sobre o que aprenderam a respeito da história do país. Conhecendo os navios, submarinos e helicópteros, os alunos conheceram um pouco mais sobre os 500 anos de história do Brasil e perceberam que a diversidade cultural é uma das principais características do país.
Trasporte cedido pelo Museu Naval
Por Amarildo Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário