A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 4 de agosto de 2012

Resgatando a História da Escola e da Comunidade

A Escola Municipal Hermenegildo de Barros, integrante do Bairro Educador Engenho da Rainha, realizou no dia 4 de agosto, a segunda reunião de responsáveis no ano letivo. O objetivo foi reunir os pais e responsáveis para debater uma série de questões ligadas à educação dos estudantes, bem como apresentar os planos, projetos e metas da unidade escolar.

O encontro começou com uma contação de história, lida pela professora da sala de leitura, Flávia Romano. O livro escolhido foi “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” da escritora australiana Mem Fox.


Guilherme Augusto Araújo Fernandes é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros moradores do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente... Então, monta uma cesta e vai levá-la a Dona Antônia. Quando ela recebe os presentes 'maravilhosos' como conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.


A história foi utilizada para introduzir o conceito de memória e a sua importância na vida das pessoas, assim como a necessidade de preservá-la e valorizá-la. Esta foi a estratégia escolhida para falar do subprojeto pedagógico do semestre: “Hermê, Mostra a Sua Cara!”, que visa resgatar parte da história da Escola Hermenegildo de Barros, situada na comunidade do Morro do Engenho da Rainha.


Os responsáveis foram convidados a participar de uma brincadeira na qual o grupo era divido em duas partes e o jogo se desenrolava de acordo com um dado que era jogado e continha as opções presente, passado e futuro. As perguntas abordavam o universo escolar, incluindo os nomes dos professores, merendeiras e agentes comunitários, tanto os da gestão atual quanto da antiga. As perguntas do futuro estavam mais relacionadas às metas da escola.


Aproveitando o espírito da descontração, os responsáveis foram convidados a assistirem um vídeo chamado “Território de Brincar” produzido pela Secretaria Municipal de Educação. O filme aborda a importância das brincadeiras no desenvolvimento e no processo de ensino e aprendizagem das crianças como um todo, pois estas aprendem mais e melhor quando sentem prazer no que estão fazendo. Prova disso foi perceber o quanto os presentes aprenderam sobre a escola através da brincadeira.


O Pacto Carioca de Alfabetização foi outra temática abordada. Para melhor explicá-lo a Diretora Raquel Holanda apresentou as metas de aprendizagem que a unidade escolar acordou com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em relação à alfabetização para os estudantes no ano de 2012. A reunião foi finalizada com as assinaturas do pacto e dos boletins.

O Bairro Educador agradece a Escola Municipal Hermenegildo de Barros pela possibilidade de participação e interação na reunião.

Por Marcia Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário