A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Observatório Nacional palestra para alunos do BE Jacaré

Na segunda-feira, 13 de agosto, os estudantes do 3º, 4º e 6º ano do CIEP Chanceler Willy Brandt, BE Jacaré, receberam a visita do represente da Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional/MCTI e Pesquisador da Coordenação de Astronomia e Astrofísica - Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, Carlos Henrique Veiga, para ministrar uma palestra educativa sobre sistema solar e criação do universo.


A atividade faz parte da trilha educativa “Willy Brandt e a Condição Humana” que é direcionada aos estudantes do 3º e 4º ano do CIEP e recebeu como convidada especial uma turma do 6º ano. Os estudantes também participaram da culminância da primeira parte da trilha, realizada em maio e junho, na qual foi abordado com eles o tema condição cósmica e terrestre dos seres humanos.

Durante a atividade Carlos Veiga, apresentou vídeos e slides sobre a criação do universo – teoria do Big Bang, o Sistema Solar e seus componentes – Via Láctea, a nossa Galáxia; os vários planetas, os satélites e as estrelas. Segundo o pesquisador, os asteroides são um “perigo eminente” que circulam pelo espaço sideral.


Os estudantes tiraram dúvidas a respeito do universo e seus mistérios. Ao final, Veiga presenteou a unidade escolar com uma coleção de 25 livros formados por cinco títulos diferentes, dois DVDs e dois cordéis, de produção do próprio Observatório Nacional. O mesmo ainda se pôs a disposição para retornar sempre que possível e a receber os estudantes no Observatório, para uma visita guiada.


A atividade foi de grande significado e impacto para os estudantes, conforme pôde ser observado na avaliação informal realizada com os mesmos, no dia 20 de agosto. Segundo relatos dos professores, eles conseguiram perceber na fala de Carlos Veiga, pontos já trabalhados ao longo do segundo semestre na trilha educativa e ainda ter acesso a outras curiosidades e informações, que eles desconheciam. Houve unanimidade em relação ao desejo de outras atividades do mesmo estilo, como por exemplo, a visita de profissionais da área que está sendo trabalhada na trilha, para a realização de uma apresentação interativa.


A equipe do BE agradece ao pesquisador Carlos Henrique Veiga pela disponibilidade no momento em que o Bairro Educador Jacaré/Jacarezinho o contatou, pelo interesse em atender um público tão diverso do qual ele costuma trabalhar e pela oportunidade enriquecedora proporcionada aos estudantes do CIEP e a sua equipe docente participante. Também agradecemos a doação de materiais educativos para a Sala de Leitura do Willy Brandt, a fim de que, a comunidade escolar venha a ter acesso à mesma, de uma forma lúdica, – uma vez que, os livros em especial são feitos com a técnica de história em quadrinhos – auxiliando ainda mais no despertar pelo interesse em relação à ciência e astronomia.
Por Priscilla Baboo


Nenhum comentário:

Postar um comentário