A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Valorizando o saber local e cultivando novas experiências


No dia 09 de agosto, os estudantes do 5o ano da Escola Municipal Julia Lopes de Almeida, unidade escolar integrante do BE Santa Teresa, participaram de uma aula passeio no espaço de reflorestamento, localizado em frente a escola. Neste lugar o morador local e agente de reflorestamento “Cafú” como é conhecido no Morro dos Prazeres, busca revitalizar o espaço da floresta com o plantio de mudas nativas.


Durante a aula passeio, foram abordados temas como a necessidade e importância da floresta para a vida do ser humano. Um estudante explicou que sem a vegetação o solo fica solto, pois são as raízes que fixam este solo e impedem que ele comece a se depositar nas áreas mais baixas, e em determinados casos, podem até mesmo gerar um deslizamentos e afetar casas e famílias.


Além disso, ficou clara a diferença de temperatura dentro e fora da mata, portanto, a vegetação cumpre importante papel de controlar a temperatura, tornando-a mais amena e agradável para todos.

Foram muitos os detritos (lixo) encontrados na mata, dentre eles havia papel, plástico, vidro, embalagens de biscoito e garrafas. As pessoas que ainda não entenderam a importância desta floresta para suas próprias vidas acabam por sujar, danificando o local. Percebendo isso a professora da turma pretende realizar em conjunto com o Bairro Educador uma ação de conscientização ambiental, um mutirão de limpeza, colocando placas ao longo da trilha, que aos poucos ensinem as pessoas a respeitar e preservar a natureza.


Ao final da atividade, os estudantes presentearam o parceiro “Cafú” com uma camisa e um grande grito de obrigado por buscar com seu trabalho preservar a floresta e reflorestar aquela parte que se perdeu ao longo do tempo. 

                                                                                                               Por Eduardo Gryzagoridi

Nenhum comentário:

Postar um comentário