A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

“Escola e Comunidade – Uma perspectiva de educação integral”


Educação integral, gestão escolar democrática, apropriação e valorização do território e interação entre família-escola foram os elementos educacionais apontados pelo gestor de projetos do Bairro Educador, Paulo Safadi, em uma palestra realizada na quarta feira, 15 de agosto, dedicada aos estudantes do curso de pedagogia da Faculdade Souza Marques, em Cascadura.

Bruno Lopes, um dos coordenadores do projeto, iniciou a palestra explicando para os presentes o funcionamento do Bairro Educador e ressaltou os objetivos do projeto com a comunidade escolar. Além disso, ele explicou que os parceiros do projeto são os principais corresponsáveis pelo processo educativo dos estudantes da rede pública de ensino.


Estudantes de pedagogia da Faculdade Souza Marques

Paulo Safadi contou as experiências e conquistas alcançadas no trabalho realizado com as unidades escolares dos bairros: Cidade Alta e Parada de Lucas. Dentre as ações citadas, ele ressaltou o êxito de algumas atividades, como por exemplo, a formação dos grêmios estudantis, criação do núcleo de família, o aprendizado adquirido com as trilhas educativas (conjunto de atividades pedagógicas pensadas junto à direção e professores da escola e articuladas com o Projeto Político Pedagógico) e a questão da apropriação do bairro e da cidade, através da promoção de aulas passeios e visitas a centros culturais.




Segundo a estudante do 6º período do curso de pedagogia, Ana Cláudia da Silva, o trabalho feito pelo Bairro Educador é interessante porque é um projeto que motiva os estudantes, os tirando da rotina escolar.

“Este projeto é maravilhoso, porque além de integrar família, escola e comunidade, estimula a educação para além das salas de aula, proporcionando assim um maior interesse nos estudos por parte dos estudantes”.


Professora e pedagoga Rosilene Ramos e estudante de pedagogia Ana Cláudia Silva

De acordo com Rosilene Ramos, pedagoga e professora da Faculdade Souza Marques, o trabalho do Bairro Educador serve como um instrumento, onde são compartilhadas experiências pedagógicas entre as unidades escolares, tornando mais produtivo o trabalho desenvolvido em sala de aula.

Gestora de núcleo (Ana Cristina), Rosilene Ramos e os gestores de projeto: Adilson Gomes, Paulo safadi e Aline Alves


“Um dos pontos mais interessantes do projeto Bairro Educador é que ele avalia as necessidades das escolas e executa seu trabalho em cima dessa questão", ressaltou Rosilene.

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário