A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 4 de agosto de 2012

Múltiplas formas de ligação com a comunidade Mangueirense

No sábado, dia 04 de agosto, a Escola Municipal Humberto de Campos realizou sua reunião de responsáveis, para reforçar os canais de comunicação com a comunidade Mangueirense. Além da reunião do “Pacto de Compromisso pela Alfabetização”, o encontro tratou de outros assuntos.



No início da reunião as mães, e demais responsáveis, foram recebidas pela direção, coordenação pedagógica e professores. Em seguida, foram encaminhadas para o refeitório, no qual, a reunião e demais atividades foram realizadas.

A diretora Ada Francisco de Assis, iniciou a reunião ressaltando a importância da participação da família no processo de aprendizagem, bem como, da união da escola (como um todo) com os responsáveis dos estudantes em questão.




Um dos pontos que merece destaque, foi o fato dela ter frisado que “(...)na maioria das vezes os responsáveis são chamados e se dirigem as escolas para tratar de problemas com os seus. Tal ponto não pode deixar de ocorrer, pois é necessário esse acompanhamento, porém, a Escola Municipal Humberto de Campos deseja ir além deste contato pontual e muitas vezes, negativo com os responsáveis e desenvolver com os mesmos uma relação na qual, a presença destes na unidade escolar, seja para que juntos caminhem rumo à promoção de uma educação participativa, sólida e impactante no futuro das crianças que hoje ali estão matriculadas.(...)”

Logo depois a Gestora de Projetos do Bairro Educador reforçou a necessidade de integração da família com a escola, visando a melhoria da unidade escolar e da comunidade. Para ajudarem nesse processo, sugeriu a criação de um núcleo de responsáveis. A técnica de enfermagem do Programa Saúde na Escola (PSE) pediu um cuidado maior com a saúde dos estudantes, fazendo o pedido de uma nova reunião para abordarem a questão das vacinações.



A Fundação Laço Rosa, parceira do Bairro Educador e da Escola Municipal Humberto de Campos seguiu com a programação, apresentando ao público seu trabalho – Banco de Perucas Online - e conscientizando as mulheres sobre a necessidade da percepção precoce do Câncer de Mama, bem como, a importância de seguir com o tratamento. A representante da Fundação, Patrícia Bullé, expôs ainda seu próprio relato de vida para as mães, além de se colocar a disposição para um acolhimento maior as mulheres que tiverem necessidade de auxílio ou interesse em participar do projeto desenvolvido por elas.

O Bairro Educador e a Fundação Laço Rosa falaram sobre a ONG “Entre Amigas” e fizeram um convite para que elas conheçam a sede da mesma, que oferece diversos cursos profissionalizantes.

O Bairro Educador ainda apresentou a todas presentes as duas psicólogas em formação, voluntárias que irão acompanhar o Núcleo de Responsáveis – Marina Miceli e Simone Aparecida de Castro.



As responsáveis demonstraram interesse em participar do referido Núcleo, e solicitaram que as reuniões acontecessem aos sábados por conta da jornada de trabalho nos dias de semana. Durante a resposta do questionário de avaliação da atividade oferecido pelo Bairro Educador, elas sinalizaram ainda seus pontos de interesse para este encontro. São eles: educação de forma geral, educação profissionalizante para as mesmas e assuntos ligados ao universo feminino.



Agradecemos a Fundação Laço Rosa, principalmente a Patrícia Bullé, que sempre se coloca a disposição para realizar e participar das atividades propostas pelo Bairro Educador, demonstrando ser um parceiro  altamente compromissado. À Marina Miceli e a Simone de Castro que se interessaram e abraçaram a causa e a Escola Municipal Humberto de Campos pela confiança em nosso trabalho.
Por Priscilla Baboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário