A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Resgate da memória do Turano


O Grupo de Trabalho de Memória do Turano, conduzido pelo “Territórios da Paz”, projeto da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos teve no dia 29 de agosto seu quarto encontro realizado na sede do GEFEP (Grupo de Formação de Educadores Populares) instituição local que também dialoga com a proposta. A reunião foi para pensar um roteiro para as entrevistas que serão realizadas com moradores e definir uma ação cultural para divulgar o GT e agregar mais pessoas.

O objetivo do GT é colher dados que contem a história do processo de formação da comunidade: pessoas, objetos, fotos, documentos, que estarão em um documentário feito pelos próprios moradores. A proposta do Grupo não é somente um resgate do passado (a ação pela ação), mas uma tentativa de entender o presente para intervir nele, criando assim, melhores perspectivas para o futuro, como disse o  mais jovem integrante do grupo, que também é historiador, Aluan Carlos  "não é simplesmente uma curiosidade pelo passado".

O Bairro Educador convidou a oficineira de canto e coral da Escola Municipal Frei Cassiano, Elisangela Nunes, que também é moradora para participar da reunião. A próxima reunião, que será no dia 10 de setembro, contará também com o Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Francisco Cabrita, Gabriel Richards. "Estou me sentindo em família" disse ele ao sair da aula de música que acontece no GEFEP e presenciar o fim da reunião. (Ambas as escolas integram o BE Bispo).

O Bairro Educador, assim como as outras instituições e moradores que estão integrados nesta ação, acredita que quando se entende o processo histórico de formação da comunidade, reconhecendo as lideranças e as lutas do território, cria-se uma valorização, uma identificação e um sentimento de pertencimento local. Todos os integrantes vislumbram a possibilidade de criação de uma rede comunitária fortalecida e legitimada pelos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário