A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 4 de agosto de 2012

Reunião de responsáveis em Manguinhos

No último sábado, dia 4 de agosto, todas as unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro realizaram a 2ª reunião de responsáveis deste ano letivo, vinculada ao cartão Família Carioca.  As Escolas Municipais Josué de Castro, Teotônio Vilela e o CIEP Presidente Juscelino Kubitschek, integrantes do projeto Bairro Educador (BE) Manguinhos, receberam o apoio dos gestores de projetos para realizarem suas atividades. Assim, em cada uma destas unidades escolares, foi realizado um trabalho singular possibilitando estreitar laços entre a comunidade e a escola, meta do projeto Bairro Educador.

Técnica do PSE palestra sobre pediculose

O Bairro Educador realizou duas palestras na reunião de responsáveis que ocorreu no CIEP Presidente Juscelino Kubitschek. A primeira, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), foi sobre pediculose, com foco no piolho e nos cuidados com o couro cabeludo. A outra palestra contou com a parceria da à aluna de enfermagem da UFRJ Grace Kelly, que falou sobre alimentação saudável, direcionada aos cuidados com a saúde dos estudantes.

Estudante de enfermagem Grace Kelly no CIEP JK

Na Escola Municipal Professor Josué de Castro, houve toda uma preparação anterior para bem receber os responsáveis. Murais com produção de imagens dos estudantes, cartazes que faziam alusão ao Projeto Político pedagógico (PPP) da escola, e plantas com mensagens sobre preservação ambiental enfeitaram todo o ambiente escolar. Inicialmente foram passados informes importantes sobre a rotina da escola e em seguida, com o objetivo de estreitar mais ainda a relação família-escola, os professores fizeram a leitura do PPP da escola que tem como tema a sustentabilidade. A ideia é convocar toda a comunidade a participar desse projeto, que no próximo período letivo contará com diversas atividades relativas a esse tema que é de interesse de toda a comunidade. Durante a reunião do 9º ano, o BE fez uma breve apresentação do projeto, enfatizando a importância da parceria com a escola, não só para os estudantes, mas também para toda a comunidade. A diretora Christiane Lagarto Castro, junto com a adjunta Hellen Ferreira, percorreu todas as salas dando boas vindas a todos, tirando dúvidas e destacando a importância dos pais ficarem atentos ao boletim dos filhos, principalmente àqueles que apresentam conceito R (regular) e I (insuficiente).

Diretora Christiane Ferreira e secretário escolar Ricardo Barreto

A Escola Municipal Teotônio Vilela trabalhou a temática da influência da mídia, e do consumo, após a exibição de um vídeo a respeito do assunto. Com o apoio da professora de língua portuguesa, Viviane Couto, a diretora comentou o filme e debateu com os responsáveis estratégias para trabalhar esta questão com os estudantes. O BE atendeu os responsáveis e estudantes interessados em fazer parte do projeto Ismart (projeto que tem como objetivo o desenvolvimento integral de talentos dos jovens de baixa renda),e apoiou a realização de inscrições on-line, além de auxiliar a direção na condução das demandas.

Escola Municipal Teotônio Vilela


Nenhum comentário:

Postar um comentário