A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aula passeio sobre Folia de Reis

Nos dias 03 e 10 de agosto foi realizado com os estudantes das turmas 4° e 5° ano da Escola Municipal Jornalista Brito Broca uma aula passeio à Sala Futura, na Fundação São Joaquim, próximo ao morro do Borel na Tijuca. O Bairro Educador contou com o auxílio dos professores da unidade escolar, que são integrantes da Folia de Reis “A Brilhante Estrela do Oriente” e dos agentes ambientais.

Os estudantes assistiram a um vídeo que conta a história do carnaval, evento característico no Morro da Formiga, onde fica a sede do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Tijuca. Em seguida, foi aberta uma roda de conversa, na qual os estudantes falaram sobre a influência do Samba o morro, pois muitos deles já desfilaram ou possuem familiares que desfilam pela escola.


Os professores contaram para os estudantes a história da Folia de Reis, sua composição, origem e como ela foi trazida por migrantes mineiros até a Comunidade da Formiga. Além disso, foi exibido um vídeo que mostrava um encontro entre duas folias. Os alunos perceberam que tanto o Samba quanto a Folia de Reis fazem parte do local em que residem.

Após o vídeo sobre o carnaval, a professora Patrícia do quinto ano e o Claudio reconhecido por fazer parte da Folia de Reis, contaram aos estudantes um pouco sobre a história da Folia de Reis, sua composição, origem e como ela foi trazida por imigrantes mineiros até o morro da Formiga. Além disso, o Claudio passou um vídeo onde acontecia o encontro entre duas Folias. Os alunos perceberam que tanto o Samba quanto a Folia de Reis fazem parte da história da comunidade em que eles moram.
No final da aula passeio os estudantes cantaram um verso e dançaram como se fossem um palhaço, um dos personagens integrante de Folia de Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário