A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Reunião de pais – letramento e alfabetização

Na última sexta-feira 17 de agosto, a Escola Municipal Presidente Café Filho, unidade escolar integrante do BE Vila Kennedy, promoveu uma reunião com os responsáveis dos estudantes que estão com dificuldade de aprendizagem.


Um dos destaques da reunião foi informar aos responsáveis sobre o trabalho que a escola deseja realizar futuramente com os alunos do 3º ao 6º ano no Projeto de letramento e alfabetização. O objetivo da reunião foi dazer com que os responsáveis entendessem a proposta deste trabalho e estimular que eles autorizarem os filhos a participar do projeto no contra turno.

O processo de aprendizado dos estudantes foi debatido para que os responsáveis  pudessem acompanhar o desempenho dos filhos em sala de aula. Este também foi um momento propício para que eles tirassem as dúvidas que geralmente surgem no ambiente doméstico, principalmente sobre as tarefas que são solicitadas aos estudantes. Um dos pontos destacados foram: Posso ajudar meu filho no dever de casa? Por que é importante que ele faça todas as tarefas? Ele precisa estudar todo dia? Estas foram as perguntas feitas por Eliane dos Santos, mãe do estudante Cauam Arruda.   


É importante ressaltar a importância da reunião de responsáveis, que tem a função de reforçar a relação de integração entre responsáveis e a unidade escolar, mostrando que é possível que eles sejam mais participativos, lembrando que a formação em casa complementa a da escola e vice-versa.

A função dos responsáveis é dar bons exemplos, estimular a criança a ler, mostrar a importância dela cumprir com seus compromissos, entre muitas outras. As famílias  podem estimular os filhos, os auxiliando nas pesquisas e com os deveres de casa, por exemplo. A parceria entre pais e escola faz com que o estudante se sinta totalmente amparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário