A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Líder comunitária conta a história do Morro da Formiga

No dia 24 de agosto, foi realizado na biblioteca da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, BE Borel, uma oficina de contação de história com as turmas 1401 e 1501. O Bairro Educador para realizar a atividade educativa contou com a parceria da líder comunitária Nilza Rosa, moradora da comunidade do Borel há 60 anos e atuante em movimentos sociais. Ela proporcionou aos estudantes uma viagem sobre a origem, lutas, cultura e diferentes momentos da história do morro da Formiga.


Nilza se destacou na escola devido a sua atuação em movimentos sociais existentes na comunidade do Borel, e em particular na unidade escolar.

A líder comunitária perguntou aos estudantes se eles sabiam quem foi o morador Synval Silva, e para surpresa, um estudante do quarto ano pôde cooperar com a história relatando que se tratava de um compositor que fez músicas para a cantora Carmem Miranda. Além disso, o estudante destacou que conhecia a história porque em sua casa há um acervo composto de troféus que pertencia ao compositor.


Após a participação do colega, os outros alunos começaram a perguntar sobre a origem do nome das ruas e porque os locais da comunidade recebiam nomes tão diferentes. A líder comunitária explicou que algumas ruas receberam nomes de falecidos moradores, homenageados por atuarem para o desenvolvimento da comunidade. Ela também frisou que a história do morro da Formiga fazia parte da identidade dos estudantes, e por isso, deveria ser preservada.


Através dessa parceria o BE conseguiu alcançar um dos marcos da trilha educativa Histórias do Morro da Formiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário