No dia 24 de agosto, foi realizado na biblioteca da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, BE Borel, uma oficina de contação de história com as turmas 1401 e 1501. O Bairro Educador para realizar a atividade educativa contou com a parceria da líder comunitária Nilza Rosa, moradora da comunidade do Borel há 60 anos e atuante em movimentos sociais. Ela proporcionou aos estudantes uma viagem sobre a origem, lutas, cultura e diferentes momentos da história do morro da Formiga.
Nilza se destacou na escola devido a sua atuação em movimentos sociais existentes na comunidade do Borel, e em particular na unidade escolar.
A líder comunitária perguntou aos estudantes se eles sabiam quem foi o morador Synval Silva, e para surpresa, um estudante do quarto ano pôde cooperar com a história relatando que se tratava de um compositor que fez músicas para a cantora Carmem Miranda. Além disso, o estudante destacou que conhecia a história porque em sua casa há um acervo composto de troféus que pertencia ao compositor.
Após a participação do colega, os outros alunos começaram a perguntar sobre a origem do nome das ruas e porque os locais da comunidade recebiam nomes tão diferentes. A líder comunitária explicou que algumas ruas receberam nomes de falecidos moradores, homenageados por atuarem para o desenvolvimento da comunidade. Ela também frisou que a história do morro da Formiga fazia parte da identidade dos estudantes, e por isso, deveria ser preservada.
Através dessa parceria o BE conseguiu alcançar um dos marcos da trilha educativa Histórias do Morro da Formiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário