A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Relembrando as origens

Na última terça feira, dia 21 de agosto, foi realizada uma oficina de contação de história na Escola Municipal Borel, unidade escolar integrante do BE Borel. A oficina teve como objetivo integrar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar a atividade de contação de história realizada com os estudantes. O BE, através da parceria com o grupo Condutores de Memória (História Coletiva e Saber Local) apresentou de forma lúdica a história do Morro do Borel para a comunidade escolar.


Além de ser uma das idealizadoras do grupo Condutores de Memória, Ruth Pereira também realiza atividades de contação de histórias. Ela mostrou para os estudantes seu acervo de fotos antigas do morro do Borel, para que eles pudessem ter um contato maior com a história da comunidade. Além disso, ela contou como foi o processo de crescimento do morro do Borel, as lutas e conquistas dos moradores para ter acesso a água, luz e vias em condições transitáveis.  Ruth também contou a história do Dr. Antoine Magarinos Torres Filho, advogado que lutou pelos direitos dos moradores do morro.


Após as histórias, os estudantes entraram em contato com os arquivos que mostravam aquilo que foi contado, fotos descoloridas aguçavam o interesse dos alunos. Porém, o que os deixou mais curiosos foi o monóculo (uma pequena lente que colocada diante de um de seus olhos refletia uma fotografia), pois todos ficaram surpresos quando descobriam que dentro de uma pequena caixa existia uma imagem.


Essa atividade educativa resgatou a memória das lutas e conquistas do morro do Borel e uma valorização do espaço onde está inserida a unidade escolar, proporcionando assim uma integração entre a escola e a comunidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário