A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Obesidade e bullying são debatidos em palestra


A Escola Municipal Josué de Castro, unidade escolar integrante do BE Manguinhos, realizou uma palestra sobre alimentação saudável, no dia 27 de agosto. A atividade realizada com estudantes do 6º ano, promoveu uma interação entre a temática do bullying e da alimentação saudável com foco na questão da obesidade na adolescência.


A atividade é fruto da parceria do Projeto Bairro Educador com o Programa Saúde na Escola (PSE) e a estudante de enfermagem Grace Kelly (UFRJ), que busca atender às demandas (sobre saúde e bullying) apresentadas pela direção da unidade escolar e pelo Conselho Escola Comunidade (CEC). A estudante Grace Kelly abordou em sua palestra sobre alimentação saudável as questões relativas à obesidade e suas consequências, bem como trabalhou a questão do bullying nas escolas.


Durante a atividade foi apresentada a nova pirâmide alimentar e discutido os prejuízos de uma alimentação não saudável, seus impactos para o desenvolvimento físico e as consequências emocionais das ações de bullying, muitas vezes realizadas contra estudantes que estão acima do peso ideal. Os estudantes mostraram-se muito atraídos pela temática e elogiaram a forma como esta foi trabalhada.

Esta ação faz parte dos trabalhos contra o bullying em ambiente escolar e soma-se às atividades já em andamento com o grupo de teatro da unidade escolar, que em parceria com a técnica do PSE, vem preparando uma apresentação teatral sobre o tema. Assim a realização da palestra justifica-se por trabalhar conhecimentos de biologia, ciências e questões de relacionamento interpessoal, além de relacioná-los de forma contextualizada para promover a participação e interação dos estudantes atendidos.


Por Leonardo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário