A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Contação de história em quadrinhos


No dia 22 agosto a Escola Municipal Joaquim Edson de Camargo, Vila Kennedy, fez um trabalho sobre contação de história em quadrinhos sobre o Folclore. Essa atividade de leitura de histórias infantis, ajuda no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade das crianças. A literatura infantil é um processo desafiador e motivador, que transforma uma  pessoa completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica. É aí que entra a função da escola, que é de desenvolver na criança o hábito pela leitura. O gosto pela leitura acontece graças a dois fatores: a curiosidade e o exemplo (este que deve ser dado tanto pelos professores quanto pelos pais).


O Folclore é uma data importante, pois nos faz lembrar das lendas e das cantigas, parte da história pouco lembrada nas escolas. Muitos mesmo não sabem o que significa a palavra lenda e porque se tornaram lendas. Alguns conhecem, por desenhos ou programas de TV (principalmente no programa Sítio do Pica-pau Amarelo), alguns principais personagens do folclore brasileiro, mas desconhecem a origem de cada personagem. A Professora da Sala de Leitura, Márcia Viscentino, pode trabalhar e multiplicar seus conhecimentos Folclóricos para as turmas de 5º Ano.



Os Estudantes trabalharam cantigas de roda e lendas urbanas, lendas contadas por seus familiares que moram dentro da Vila Kennedy. O tema trabalhado exigiu muita leitura por parte dos estudantes e a pesquisa foi fundamental para trabalhar o conceito de folclore. A atividade ajudou os estudantes ampliarem seus conhecimentos sobre a data em questão.

Por Kariny da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário