A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tuberculose e as drogas

No último dia 17 de agosto, os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Presidente Café filho, BE Vila Kennedy, participaram de palestra sobre tuberculose e drogas, ministrada pelo Técnico de Enfermagem do IABAS (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde), em parceria com o Bairro Educador.


Os estudantes tomaram conhecimento de que a tuberculose é comum nas áreas do mundo onde há muita pobreza, desnutrição, má condição de higiene e uma saúde pública deficitária, e diante disso a Vila Kennedy está em 4º lugar no ranking da tuberculose, conforme as estatísticas. Por isso a importância de falar para os estudantes sobre: o que é Tuberculose; como se prevenir; como e onde se tratar da tuberculose, entre outras orientações. 


Foram passadas também para os estudantes  informações sobre os efeitos causados pelo consumo de drogas, provocando perturbações psicológicas e às vezes físicas, modificando a maneira de viver e a relação com o meio em que o indivíduo vive, causando estado de dependência e tolerância.


Os estudantes tomaram conhecimento de que os usuários de crack estão  mais suscetíveis  à tuberculose porque se alimentam mal, têm hábitos pouco saudáveis , e algumas vezes moram em ambientes insalubres.

A prevenção deve acontecer antes do surgimento do uso das drogas, e para que isso ocorra é necessário que haja uma integração entre a escola e a família, no sentido de orientar e encaminhar as crianças, adolescentes e os jovens a realizarem atividades aumentem a autoestima. Além disso, é preciso elogiar, confiar, estimular a crítica, treinar as habilidades para lidar com as frustrações, fracassos e ansiedades. Dentre as consequências que as drogas ilícitas trazem foi ressaltada a questão da violência  gerada por elas em todas as fases, desde a produção até o consumidor.


Os estudantes compreenderam que existem as drogas lícitas que são substancias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem nenhum tipo de problema, além disso são liberadas por lei e aceitas por maioria da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário