A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aula-passeio contribui com apropriação da cidade


No dia 09 de agosto, os estudantes das turmas 1301 e 1302 da Escola Municipal Mário da Veiga Cabral, unidade escolar integrante do BE Bispo, fizeram uma aula-passeio ao Museu Histórico Nacional, parceiro do BE desde março de 2012.


Durante o passeio os guias fizeram algumas observações com o objetivo de promover uma maior apropriação da cidade por parte dos alunos, onde os mesmos tinham que identificar lugares como: Central do Brasil, Centro Cultural do Banco do Brasil, Avenida Presidente Vargas, Morro da Providência (primeira favela do Rio de Janeiro),  Museu da Marinha e Sambódromo. 



Uma das exposições visitada foi a "Oreretama", que significa nossa terra em tupi. Essa exposição conta como a população indígena construiu moradia, utensílios, mitos, saberes e cultura no Brasil, antes da chegada dos europeus na passagem do século XV para o XVI. 

Em seguida, os estudantes visitaram a exposição "Do móvel ao automóvel - transitando pela história" que aborda o processo de evolução dos meios de transporte e como eles fazem parte da nossa história. A exposição conta a história que antigamente muitos senhores eram carregados em redes por seus escravos. Além disso, eles também conheceram os móveis de arruar, que ganharam este nome porque se tratavam de móveis domésticos utilizados também nas ruas. Os alunos também viram as berlindas, carruagens e traquitanas (meios antigos de transporte) e alguns carros da atualidade.



No final da exposição a unidade escolar recebeu um material didático para realizar desdobramentos da atividade em sala de aula com as turmas.

O Bairro Educador acredita que a participação dos estudantes nessa atividade proporcionou uma nova experiência de aprendizado, ajudou a criar um olhar diferenciado por parte dos estudantes e dos professores, gerando assim apropriação da cidade e contribuindo no processo de reconhecimento de própria nacionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário