A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tecnologia e Ciência na visão escolar

No dia 24 de agosto, os estudantes da Escola Municipal São Vicente, unidade escolar integrante do BE Vila Cruzeiro, visitaram o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O museu é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia voltado para a produção de conhecimento sobre a história da ciência e da tecnologia, a preservação dos acervos constitutivos do legado científico e tecnológico nacional.


O primeiro impacto visual dos estudantes da turma 1402, em termos tecnológicos, foi o ônibus o qual andaram, que tinha um designer moderno e era bastante confortável. No caminho alguns lugares chamaram a atenção deles, como: o teleférico do Complexo do Alemão e o Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão.



A preparação na sala de aula facilitou a visita, já que os estudantes puderam interagir com os mediadores nos espaços internos e externos dinamizando, assim, o processo de aprendizagem e a interação, teoria e prática. Os estudantes se envolveram bastante com as exposições, com os espaços tecnológicos e, ainda, puderam tocar em algumas peças e participaram dos jogos educativos que propiciaram o acesso ao conhecimento. 


O MAST desenvolve um amplo trabalho de educação e popularização da ciência junto ao público visitante e com as escolas, buscando ampliar o acesso da população ao conhecimento científico como forma de fortalecer a cidadania e ampliar a inclusão social. 

Após a visita, em sala de aula, foi realizada uma avaliação em que os estudantes responderam a seguinte pergunta: “O que eu mais gostei no Museu de Astronomia” e foram fornecidas as opções para que eles pudessem escolher. As turmas estavam bastante envolvidas com a atividade, e escolheram mais de uma opção do que mais gostaram. Será feito um mural com as atividades realizadas em sala de aula com algumas fotografias para marcar este momento. 

Por Carla Sue Ellen



Nenhum comentário:

Postar um comentário