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quinta-feira, 29 de março de 2012

Alunos de Grêmios Estudantis visitam a Rádio MEC


Nesta última quinta -feira, 29/03, representantes dos Grêmios Estudantis de 4 unidades escolares: Escola Municipal Aldebarã, Escola Municipal Evaristo de Moraes, Escola Municipal Gastão Penalva e Escola Municipal Tatiana Chagas Memória  visitaram a Rádio MEC e assistiram ao vivo o Programa ZoaSom, uma produção da ONG Criar Brasil.

Integrantes da Orquestra de Cordas da Grota, apresentadores do Programa ZoaSom, Bárbara Helga e Palhaço Topetão 


O Programa homenageou o dia do circo, comemorado em 27/03, e trouxe como atração o palhaço Topetão, interpretado pelo artista circense: Renato Ferreira. Ele falou sobre sua trajetória de vida e ressaltou a importância dos projetos sociais levarem as crianças a picadeiros, para que estes possam conhecer de perto a arte circense.
Passei por muitas dificuldades até chegar onde estou. Acredito que o maior objetivo de todo artista circense é resgatar a antiga tradição das famílias irem ao circo e sentirem a magia trazida pelo espetáculo. Graças às iniciativas dos projetos sociais, a procura ao circo vem aumentando a cada dia – disse Renato.
A parceria entre o Bairro Educador e o Circo Marcos Frota, há cerca de 1 ano, proporciona aos alunos das escolas da rede pública de ensino, atendidas pelo projeto, gratuidade na entrada de espetáculos do circo.
Em entrevista à Rádio MEC, por telefone, o coordenador da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Marcos Teixeira, ressaltou sobre a implantação de novas ações legislativas para estes artistas e afirmou que o circo, no Brasil, é considerado uma grande manifestação cultural.
“A Funarte já trabalha com ações de financiamento e oferece capacitação para os novos artistas. Além disso também cuidamos das ações legislativas, no que diz respeito aos profissionais do circo” – explicou o coordenador.

Bárbara Helga, coordenadora pedagógica do Profac – Programa Circo Social Crescer e Viver, destaca a chegada de novas tecnologias no espaço circense e a importância da presença do circo nas escolas.

O Circo Social Crescer e Viver realiza atividades em algumas escolas, pois é importante que a unidade escolar abra seu espaço para essa manifestação cultural e artística. Nossa finalidade é entrar nas escolas como um fator cultural, e não educacional. Como hoje está proibido o uso de animas no circo, foi necessário desenvolvermos novas tecnologias que nos auxiliem neste contexto, como por exemplo a criação de animais robóticos – comentou Bárbara.

Por Ana Paula Santana

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