A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 19 de março de 2012

O Espaço É Delas


No último dia 8 de Março as mulheres da Comunidade do Gouveia em Paciência, foram homenageadas pela Escola Municipal Professor João Gualberto Jorge do Amaral. O Bairro Educador junto à direção da escola, promoveu um dia especial para cerca de 130 mulheres que estiveram presentes no espaço escolar. As responsáveis foram homenageadas com variadas músicas e distribuíram rosas que foram produzidas pelos mesmos, com o auxílio das professoras.



Os alunos do 3º ano pesquisaram os motivos dessa comemoração e preparam um grande acervo de pesquisa que ocupou os espaços dos murais por toda a escola. As responsáveis pararam por um momento para ouvir o coro dos alunos que cantaram e dançaram, homenageando a todas. Este foi só o início da homenagem proposta pela diretora adjunta, que segundo ela, gostaria de mais do que um dia de festa, mas também um dia de reflexão.


“Nós atendemos a essas mães e avós no dia a dia, sabemos exatamente o que elas passam. E podemos fazer um grande esforço para ajudar. Essa atividade de hoje é um pouco do muito que elas precisam”, discursou a diretora adjunta no momento da homenagem.



O conhecimento e esclarecimento acerca de temas como a Lei Maria da Penha, violência doméstica e o Estatuto da Criança e do Adolescente, foram explicados pela palestrante Adriana Santos Alves (Profª de Direito do SENAC) e pelo Sociólogo Fabiano Silva. Ainda, sobre traumas adquiridos pelas crianças através da violência doméstica, o psicólogo Flavio Soares, acompanhou as mães para outras orientações possíveis. Para finalizar esse momento o tema mulheres no mercado de trabalho foi trabalhado com a pedagoga e diretora do INTEB (Instituto Técnico Profissionalizante de Formação Treinamento e Desenvolvimento Brasileiro).
Advogada palestrante - Adriana Santos Alves e diretora adjunta Tania

As responsáveis tiveram acesso a um tratamento gratuito de estética e beleza ao longo do dia. Todas as alunas do INTEB também participaram de uma sessão de limpeza de pele e passaram por manicures. Aconteceu também um sorteio de sessenta cortes de cabelo e escova oferecidos pelo curso e salão Di Trevi. Para encerrar, houve o sorteio de vagas para os cursos de informática que são ministrados pelo INTEB, que tem parceria com o Bairro Educador na Comunidade do Gouveia. O Curso, voltado para os alunos do Ensino Fundamental, abrirá uma turma especial para mulheres.


A equipe do Bairro Educador agradece a todos aqueles que contribuíram para o evento.


Um comentário:

  1. eu não fui a essa festa do dia das mães mas alguma coisa me diz que,essa festa foi boa

    ResponderExcluir