A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 29 de março de 2012

“Formação do Povo Brasileiro” - Branco, Negro e Índio

A Escola Municipal Costa do Marfim, BE Realengo/Magalhães Bastos, realizou nesta sexta-feira, 29 de março, a abertura da Trilha Educativa “Formação do Povo Brasileiro”, que contou com um festival de danças e uma palestra sobre cultura africana. Este será o tema da trilha a ser desenvolvido por todos os professores da unidade escolar com os estudantes em sala de aula, além de responsáveis e comunidade do Jardim Batan.


O tema surgiu a partir de uma conversa entre a gestora de projeto do Bairro Educador, a coordenadora pedagógica, diretora e professores da unidade escolar. Foram observados que alguns conflitos existentes na escola eram de intolerância religiosa. E que estes conflitos, que aconteciam também no entorno da escola, teve origem pela falta de conhecimento sobre as origens os costumes e as heranças do povo brasileiro.


A abertura do evento contou com a presença do palestrante João Carlos Araújo da Fundação Palmares - Ministério da Cultura, apresentações de cantigas de danças Maculelê, Samba de Roda e Cafezal com mestre de capoeira, Renato Branco, e o percussionista Marcão, do Projeto “Mais Educação”.



As atividades desenvolvidas pelos docentes abrangerão as culturas branca, negra e indígena, sobre diversos aspectos culturais e serão realizadas durante todo o mês de abril para os responsáveis, estudantes e comunidade do Jardim Batan.




Nenhum comentário:

Postar um comentário