A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 26 de março de 2012

Dinâmicas de Integração: pensar e sentir valores e diferenças




A gestora de projetos do Bairro Educador Santa Teresa, Luciene da Silva, iniciou no dia 26 de março, dinâmicas com cerca de 60 alunos das turmas de terceiro e quinto ano da Escola Municipal Machado de Assis, com o objetivo de difundir o tema do Projeto Político Pedagógico da escola: valores e diferenças. A iniciativa foi pensada em parceria com a coordenadora pedagógica Alessandra Molinaro e articulada com a disciplina de língua portuguesa.

Turma do 5º ano representando os valores através da escrita

As dinâmicas foram trabalhadas em três semanas com a utilização do acervo da sala de leitura, vídeos e materiais diversos, como o da dinâmica do espelho que inaugurou as atividades. Uma “caixa do tesouro” foi apresentada aos alunos com a condição de que fosse guardado segredo a respeito de seu conteúdo. Cada olhar sobre a caixa gerava uma reação despertando a curiosidade dos demais. A proposta foi despertar, por exemplo, o “cuidado” como um valor e a “responsabilidade” de tomar banho, escovar os dentes, dormir o mais cedo possível para acordar com disposição, entre outros hábitos diários.

Produção da turma do 3º ano

 
Os valores foram trabalhados tendo como ponto de partida o universo dos alunos e foi discutido o que é importante para a vida de cada um. A troca de ideias proporcionou a produção de frases e a seleção de palavras e desenhos que representam valores e diferenças. Ao final do circuito das dinâmicas, será feita uma exposição, na primeira semana de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário