A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 20 de março de 2012

CIEP Anton na Rio + 20

Pensando em contribuir para uma sociedade mais sustentável, aconteceu no dia 20 de março, no CIEP Anton Makarenko, unidade escolar integrante do BE Costa Barros, a primeira oficina de reaproveitamento de alimentos, elaborada pelo Bairro Educador, Programa Saúde nas Escolas (PSE) e Programa Mais Educação (PME).




A oficina foi ministrada pelos parceiros Amarildo Silva (BE) e Joyce Flores (PSE), que além das informações nutricionais dos alimentos reaproveitáveis partiram para prática demonstrando como elaborar sucos a partir de elementos que normalmente são jogados no lixo.

Aproveitando a discussão sobre alimentação saudável, o técnico de saúde da equipe móvel do PSE falou dos males que uma má alimentação pode causar a uma pessoa e a importância dos responsáveis  estarem atentos à saúde de seus filhos.


Dando seguimento a programação do dia, os estudantes do 4º ano das turmas 1402 e 1403 produziram instrumentos de percussão com produtos recicláveis.

Carlos Carvalho, GP do Bairro Educador, realizou uma oficina que trabalhou na ideia de transformar o “lixo” em música. Ele trabalhou com os estudantes a batida da percussão e auxiliou os alunos a escreverem uma música sobre o tema da reciclagem, utilizando os três Rs “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, onde eles se conscientizaram sobre a importância de ajuda na preservação do planeta.


Paralelo à oficina, nosso parceiro contou um pouco da sua história de vida permeada pela música e a importância dos estudos. Utilizando imagens, o gestor Amarildo Silva, trouxe o questionamento do que é “lixo” e o que é “luxo” evidenciando para as crianças que o lixo pode se tornar artigo de luxo e melhorar a renda familiar.

Por fim os estudantes se reuniram no pátio da escola e se apresentaram para os responsáveis, que apreciaram a produção musical de seus filhos e perceberam a importância de participarem desses momentos.


 O Bairro Educador agradece a unidade escolar, o PSE e o Programa Mais Educação, pela dedicação e organização do evento.

Por Amarildo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário