A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 21 de março de 2012

Sessão Pipoca com o filme “5 X Favela Agora Por Nós Mesmos”

No mês de março, a turma 1701 da Escola Municipal Jorge de Gouvêa, BE Vigário Geral, participou de uma "sessão pipoca" com o filme “5 X Favela Agora Por Nós Mesmos”. Essa sessão pipoca foi o ponto de partida do Projeto “Respeito às Diferenças” - desenvolvido pelo professor de Ciências Másio Fabiano e a gestora de projetos do Bairro Educador Andréa Tubbs.
Professor Másio e GP apresentando o Projeto: Respeito às diferenças

O Projeto foi pensado a partir das tensões de conflitos que acontecem entre alguns estudantes que muitas vezes estão ligadas às dificuldades de lidar com a diversidade e a diferença. Por conta disso, foi planejada uma atividade que possibilitasse discussões e reflexões acerca das diferenças, entendendo-as como inerente ao ser humano e também percebendo-as como parte de nosso cotidiano. O professor Másio junto com a GP Andréa planejaram essa primeira atividade no intuito de trazer de forma prazerosa e lúdica questões que envolvam respeito ao outro, o que é igual e o que é diferente, como o outro nos vê e de que forma também vemos o outro. Para tanto escolhemos três episódios que tratam mais diretamente desses temas: “Fonte de Renda”, “Arroz com Feijão” e “Deixa Voar”.

O Professor Másio elaborou uma ficha de relatório individual para que cada aluno registrasse os pontos mais importantes de cada episódio e que mais tarde serviriam como orientador da roda de conversa.

Antes de começar o filme, o professor fez uma introdução, apresentando a equipe do Bairro Educador. Másio destacou que o grande potencial dos alunos é um dos motivos pelo qual a turma foi escolhida para dar o pontapé inicial no projeto.

Alunos da turma 1701 assistindo ao filme
A turma 1701 vai representar a Escola Municipal Jorge de Gouvêa no Bairro Educador e na cidade do Rio Janeiro - disse ele.
A turma 1701 assistiu atentamente ao filme, preencheu o relatório individual e participou ativamente do debate.

O debate foi mediado pela gestora de projetos e também pela Gestora de núcleo do Bairro Educador, Ana Cristina, que ao provocarem a discussão trazendo exemplos do cotidiano dos alunos, receberam em troca importantes contribuições que validam o objetivo principal desse projeto: o respeito às diferenças entre os colegas de turma.
A atividade contou com a colaboração de muitos professores que cuidaram de toda a parte técnica e da Coordenadora Pedagógica Vania Lúcia que providenciou a pipoca e os refrigerantes.
Coordenadora Vania Lúcia, professora de artes e Ana Cristina do Bairro Educador

O Bairro Educador parabeniza toda a Escola Municipal Jorge de Gouvêa pelo empenho e envolvimento de todos na realização dessa atividade que conseguiu sensibilizar os estudantes para esse tema que, contribuirá com o crescimento pessoal de cada um na turma 1701.

Por Andréa Tubbs

Um comentário:

  1. opa bom projeto um ensino pra viver melhor prosperidade pra todos e um salve para o professor masio que é agora meu professor de ciencias

    ResponderExcluir