A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 7 de março de 2012

Oportunidades no mercado de trabalho

Foi realizada na Escola Municipal Manoel Porto Filho, nos dias 06 e 07 de março, a palestra “Jovens Alunos e o Mercado de Trabalho”, que tem como objetivo promover o interesse profissional de 150 alunos do 9° ano. A atividade marcou o início da parceria entre Bairro Educador e a empresa MICROMIX. A representante Master Brígida Chagas e a Gerente Kelly Pinheiro foram responsáveis por apresentar para os alunos a atual situação do mercado de trabalho e as projeções das áreas profissionais de meios de atuação no futuro.

 
De acordo com a direção da Escola Municipal Manoel Porto Filho, o ponto de melhor atuação do Bairro Educador são as atividades relacionadas ao futuro profissional dos jovens. Segundo os educadores dessa unidade escolar os alunos do 8º e 9º ano, ainda não conseguem perceber as possibilidades profissionais que as instituições de Ensino Médio Profissional podem oportunizar. Nesse começo de 2012, o Bairro Educador em conjunto com a nova direção da escola resolveu iniciar trabalhos que possibilitem uma referência profissional direcionada aos alunos que estão encerrando o Ensino Fundamental.



A atividade contribuiu para despertar nos alunos o interesse em conhecer as profissões e os caminhos a percorrer. Essa comprovação se deu a partir de uma rápida pesquisa feita com os alunos, pelos professores e pelo Bairro Educador. Dos 150 estudantes que participaram da pesquisa, somente 3 (2%) responderam já ter definido qual profissão iriam seguir. A palestra se tornou uma forma de orientar profissionalmente esses alunos que ainda não tinham pensado em um futuro profissional.



A palestra contou com uma dinâmica de grupo, um vídeo e um teste de orientação vocacional. O resultado positivo descrito por professores e alunos na atividade se tornou um guia para a escola. A partir da gestão da diretora Rosynére Ueoka, a Escola Municipal Manoel Porto Filho conduz um trabalho há 3 anos chamado PortoTec, - projeto que prepara os alunos do 8º e 9º ano para as provas das escolas técnicas existentes na Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Parabenizamos a direção pela visão de futuro e por proporcionar aos alunos do 9° ano uma atividade neste nível. O Bairro Educador também agradece a parceria com a empresa MICROMIX, que desenvolveu de forma brilhante a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário