A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 29 de março de 2012

Estudantes destacam a importância dos Grêmios nas escolas


Na quinta feira, 29/03, representantes dos Grêmios Estudantis das unidades escolares: Escola Municipal Aldebarã, Escola Municipal Evaristo de Moraes, Escola Municipal Gastão Penalva e Escola Municipal Tatiana Chagas Memória tiveram a oportunidade de participar do Programa ZoaSom, exibido pela Rádio MEC. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, das 14 às 15 horas. 


Gestoras de Projetos do Bairro Educador e representates dos Grêmios Estudantis


Estudantes da Escola Municipal Evaristo de Moraes, integrante do Bairro Educador Santíssimo, opinaram sobre o que deve ser mudado na estrutura dessa unidade escolar no quadro: “Diz aí Escola”.

O Grêmio Estudantil é resultado da articulação realizada entre o Bairro Educador e estas escolas. O objetivo do Grêmio é integrar os estudantes nas atividades escolares, tornando-os mais participativos, para que estes opinem sobre as melhorias na qualidade de ensino e desenvolvam um senso crítico, tornando-se cidadãos atuantes.

O estudante da 6ª série, Manoel Rezende, é aluno da Escola Municipal Evaristo de Moraes e secretário de esportes do Grêmio da escola. Ele contou que ficou muito feliz em participar do Programa ZoaSom e agradeceu ao Bairro Educador pela iniciativa de auxiliar a escola a implementar um Grêmio Estudantil.

Através do Grêmio aprendi muitas coisas, tenho mais responsabilidades dentro da escola e participo de todas as reuniões. Fui convidado por um amigo a participar do Grêmio e estou muito feliz por isso. – ressaltou Manoel.


A estudante da 7ª série, Laryssa Costa, é representante do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Gastão Penalva, BE Inhoaíba. Segundo Laryssa, participar do Grêmio a tornou mais ativa na escola.
Á esquerda (frente) : a estudante Laryssa Costa e representantes do Grêmio da Escola Municipal Gastão Penalva


Quando entrei para o Grêmio, comecei a me inteirar mais nos assuntos da escola, e com isso me tornei mais participativa. Aprendi muitas coisas e percebi que o Grêmio busca melhorar tudo na escola.


Segundo a representante do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Aldebarã, BE Santa Cruz, Revellin Dominique de Lima, do 9º ano, seu aprendizado e comportamento melhoraram bastante após ingressar no Grêmio Estudantil.


Gestora de Projetos - Priscila Teixeira e estudantes: Sara Estefany Ribeiro, , Amanda da Silva e Revellin Dominique de Lima


O Grêmio e o Bairro Educador estão fazendo mudanças na minha escola e ao participar do Grêmio aprendi muitas coisas novas.

No ano de 2012, uma das principais áreas de atuação do BE é incentivar a promoção de grêmios, nas escolas, pois essa iniciativa ajuda os jovens a se tornarem cidadãos conscientes de seus deveres e obrigações.

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário