A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 26 de março de 2012

Escolas de Anchieta visitam os “Territórios Descobertos” do Museu de Arte Moderna



No mês de março as escolas do Bairro Educador Anchieta visitaram o Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Aterro do Flamengo, e realizaram as atividades denominadas “Territórios Descobertos”.
A Escola Municipal Mario Piragibe foi a primeira delas, com 35 alunos das turmas 1504, 1302 e do Acelera, além de professores e funcionários.  A Escola Municipal Lúcio de Mendonça foi representada por 26 alunos da turma 1502

“Alunos da E. M. Mario Piragibe fazem pose de cristo redentor em frente ao mar”.

O passeio foi repleto de descobertas, desde a saída da escola passando por construções novas e antigas além dos pontos turísticos da cidade. Os alunos ficaram encantados ao passarem pelo aeroporto e verem os aviões e pelo porto quando viram os navios. Nada passou despercebido, desde a Avenida Brasil, a ponte Rio-Niterói, passando pelo cemitério do Caju. Olhos atentos e sorrisos abertos ao percorrem parte da sua própria cidade “desconhecida”.



“E. M. Lúcio de Mendonça na chegada ao museu

A Escola Municipal Hildegardo de Noronha foi a última escola a realizar a aula-passeio. Disfrutaram da atividade os alunos do 3º e do 4º ano, e da diretora. 

“Alunos da E. M. Hildegardo de Noronha posam de artistas emoldurados”
O direito à cidade, que para muitos pode ser considerado comum, infelizmente ainda é raridade para boa parte da população residente na região de Anchieta, por isso, o Projeto Bairro Educador reconhecendo a necessidade e a importância do acesso dos espaços, busca parceiros e não poupa esforços para contribuir com o esse direito. 

Agradecemos a equipe educativa do MAM pela excelente receptividade para com todas as escolas, pelo empenho em contar a história do museu, em apresentar as exposições da coleção de “Gilberto Chateaubriand” da parte interna e o jardim, onde os estudantes brincaram e se encantaram ao ver o mar, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Os jovens ainda aprenderam “técnicas” para enquadrar objetos de fotografia, fizeram desenhos das obras preferidas, e posaram como verdadeiros artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário