Nos dias 13, 15, 20 e 22 de março, os grêmios e alunos convidados da Escola Municipal Evaristo de Moraes e Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro participaram do programa de formação para grêmios do Ensino Fundamental, baseado na cartilha de formação de grêmios formulada pela gestora de projetos Renata Berhing. Foram desenvolvidas quatro oficinas que discutiram: a condição de ser aluno e ser adolescente, o significado de representatividade, a escola que os alunos querem, até chegar na necessidade da construção de um Estatuto.
Processo de formação do Grêmio Estudantil
O processo de formação realizado na Escola Municipal Evaristo de Moraes mobilizou 12 alunos que formaram o grêmio “Conectados” ao final de quatro oficinas. No decorrer da formação os alunos puderam expor suas opniões, desfazer qualquer tipo de mal entendido com relação ao funcionamento da escola e conhecer o papel do grêmio. Com isso, os alunos entenderam as propostas passadas pela gestora do Bairro Educador, e fizeram promessas de atuação e promoção de melhoras na ambiência escolar em parceria com a direção da escola.
Alunos do Grêmio Estudantil e gestora de projetos do Bairro Educador
A Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro, mobilizou 8 alunos, que formaram o grêmio: “O Gueto”. Este grupo respondeu positivamente às oficinas propostas e passaram, de um trio eleito para o grêmio, a um grupo com identidade, com função e propostas concretas. No decorrer dos encontros foi possível descobrir talentos, que traziam em si seriedade para o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário