A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 19 de março de 2012

Família conectada

A parceria entre o Bairro Educador e Instituto Técnico-profissionalizante de Formação, Treinamento e Desenvolvimento Brasileiro (INTEB) vem oportunizando novas conquistas aos moradores do Bairro de Paciência. No dia 19 de Março de 2012, a proposta se ampliou e a comunidade do entorno da Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti iniciou mais quatro turmas.

Duas turmas passarão pelo processo de inclusão digital, aprendendo os conceitos básicos para utilizar a informática. Outras duas turmas irão mais longe, pois compõem o grupo de alunos do ano passado que, agora em uma etapa avançada, irão aprender a utilizar o computador como uma ferramenta eficaz na busca da inserção no Mercado de Trabalho.
A Direção da Escola Marechal Pedro Cavalcanti, pensando na proposta de parceria com a Comunidade e com outras escolas que participam do Projeto Bairro Educador, apoiou a ação que aconteceu no último dia 8 de março – dia da mulher – e formou uma turma especial só de mulheres que desejam aprender informática e ingressar no mercado de trabalho. Essas mulheres são mães, avós e responsáveis dos alunos da Escola Municipal Professor João Gualberto do Amaral que, por não dispor de espaço suficiente para o curso, usou as dependências da E.M. Marechal Pedro Cavalcante.
Assim, além das turmas de informática - formadas em sua maioria por adolescentes da própria escola - contamos com duas turmas de mães, avós e responsáveis. O comprometimento dessas mães é visto na pontualidade, no eficaz trabalho em dupla ou grupo, nas perguntadas levantadas no meio da aula, entre outras coisas.
Um exemplo de motivação, ver o espaço ocupado pelas mães e avós, ao mesmo tempo em que trocam experiências e aprendizados com os alunos adolescentes. Os professores do curso observaram que atividades como estas proporcionam a integração comunidade-família-escola. É possível ver a mudança na educação dos próprios alunos. A condução de novas  formas de aprender. Não é só aula de informática, é para a vida.

Mais uma vez fica o agradecimento à coordenação e aos professores do INTEB, sem vocês seria difícil a realização do projeto e a Nova Gestão da Escola Marechal Pedro Cavalcante e a diretora que proporcionou a continuidade do projeto Alunos Conectados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário