A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 12 de março de 2012

Núcleo de Comunicação retoma as atividades


Na segunda-feira, 12 de março, as atividades do Núcleo de Comunicação da Escola Municipal Francisco Cabrita foram retomadas. A primeira atividade foi um debate junto com o grêmio estudantil para articular uma visita ao Posto de Assistência à Saúde, com a finalidade de divulgar na escola os programas oferecidos à comunidade.

Na segunda atividade, foi debatido o cronograma dos encontros entre os alunos e o Bairro Educador. Este ano as atividades estão mais voltadas para pesquisas monitoradas e debates sobre o papel da comunicação na escola (a “educomunicação”) e a intenção agora é fazer contatos com o bairro também.




O blog não é a ferramenta que mais alcança os alunos e por isso, os estudantes tiveram a ideia de criar redes sociais para reforçar a comunicação entre eles e a escola. Pensando em fazer a notícia ''correr'' dentro da escola, juntamente com a coordenação pedagógica, a professora da sala de leitura e o professor de língua portuguesa, começaram a articular um jornal impresso. A ideia é expandir os meios de comunicação. A escola já tem uma página no facebook, que será utilizada como um diário de bordo.

No último encontro houve um debate, após os estudantes assistirem ao vídeo ''Levante sua Voz", uma produção da ONG Intervozes, organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil. O debate foi em cima da questão: "E na escola, qual é o papel da comunicação?"


Foi iniciado um mapeamento no google maps, dos lugares que oferecem cultura, esporte e lazer no entorno da escola para criar uma rede de divulgação na unidade escolar, utilizando para isso: jornais, blogs, murais, facebook e reuniões de pais. Através desse mapeamento foram identificados alguns pontos culturais como: teatro, cinema e outros centros culturais.

O Bairro Educador, diante deste projeto, incentiva um debate sobre comunicação com os alunos, para além da escola, identificando potenciais educativos no bairro.

Confiram o nosso trabalho no blog da escola: http://fcocabrita.blogspot.com.br/ e também no facebook: http://www.facebook.com/NucleoDeComunicacaoFco

Nenhum comentário:

Postar um comentário