Na semana de comemoração do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, celebrado no dia 21 de março, a Escola Municipal Olímpia do Couto e o Projeto Bairro Educador organizaram um Projeto chamado “A semana de combate ao racismo” que proporcionou aos estudantes uma semana de atividades variadas e com participações especiais, com o objetivo de valorizar a imagem dos índios e negros e também a cultura africana.
Durante a semana cerca de 150 estudantes do 1º segmento puderam refletir sobre a formação do povo brasileiro, conhecer a cultura africana, ouvir debates sobre o racismo em diferentes campos e obter informações sobre as doenças que mais atingem a população negra, como por exemplo a anemia falciforme.
Uma semana de atividades com foco no combate ao racismo não é o suficiente para poder provocar uma mudança significativa de atitudes racistas praticadas entre os estudantes. Segundo a professora Glória Mendes, (uma das principais parceiras durante o planejamento e execução do projeto) a semana de atividades para combate ao racismo é o pontapé inicial para começarmos a discutir questões relacionadas a valorização da cultura africana e a imagem do negro dentro da escola.
“É preciso considerar que o preconceito é resultado de um processo histórico, social e ideológico construído ao longo dos séculos e, da mesma forma, será preciso um conjunto de inciativas que venham contribuir para uma nova visão social à respeito do valor e da importância da cultura negra e dos negros no Brasil.”
Assim, as temáticas que abordam assuntos referentes a lei 10.639, devem fazer parte dos conteúdos curriculares de todas as unidades escolares de forma regular e permanente, para que de fato o aspecto cultural possa com tempo ser questionado e transformado.
Para a realização desta semana foi utilizado como recurso teórico o Kit A Cor da Cultura, projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, que desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.
“Ter um material de qualidade e de acordo com a faixa etária dos estudantes sobre a temática africana facilita a elaboração dos planos de aula ao longo do ano”, relatou a professora Glória Mendes.
Uma das maiores dificuldades de trabalhar a lei 10.639 era a carência de material didático com este foco, segundo relatos do corpo docente. Mas este quadro vem sendo transformado, pois a partir de 2003 o número de publicações de livros didáticos abordando este tema aumentou consideravelmente, segundo dados do MEC – Ministério da Educação.
A cada dia os estudantes faziam atividades com convidados diferentes, graças a articulação do Projeto Bairro Educador.
“Eu não acredito que o Acerola (ator Douglas Silva) veio na minha escola e conversou com a minha turma! Eu contei para todo mundo da minha rua e da minha casa. Agora eu já aprendi: eu não vou faltar mais, se não eu posso perder outras novidades.” - afirmou um dos estudantes da turma de Projeto Acelera.
A seguir os destaques da semana de combate ao racismo:
· 19/03 – A roda de debate sobre a diversidade racial no Brasil teve como objetivo valorizar as etnias presentes na formação do povo brasileiro;
· 20/03 – Workshop de moda indígena e africana: Saiba como usar. O objetivo da atividade foi valorizar a cultura africana e indígena através dos acessórios das respectivas culturas;
· 21/03 – Roda de debate sobre a discriminação racial na mídia, que teve a participação do ator da Rede Globo, Douglas Silva (“Acerola” do filme “A Cidade dos Homens”) e Workshop da trança nagô com a participação especial da trançadeira Ilma Gonçalves, do Salão Rocha Inabalável, localizado em Costa Barros;
· 22/03 – Palestra sobre a anemia falciforme com participação especial da equipe móvel do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo da palestra foi informar aos estudantes sobre essa doença que atinge mais a população negra.
O Projeto conseguiu despertar nos estudantes o interesse pela cultura africana e a valorização da imagem do negro na sociedade brasileira. A realização destas ações só foi possível graças ao apoio da equipe da direção da unidade escolar, professora Glória Mendes e os parceiros: Salão Rocha Inabalável, ator Douglas Silva e equipe do Programa Saúde na Escola.
Por Ana Carolina Duarte
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