A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 16 de março de 2012

Oficina Jeitos de Mudar O Mundo

No dia 16 de março, a Escola Municipal José Moreira da Silva, BE Mangueira, e a primeira de uma série de oficinas sobre os temas de Sustentabilidade, Respeito e Solidariedade, pertinentes ao Projeto Político Pedagógico Anual da unidade escolar para 2012, denominado “Educação é TransformAÇÃO: “Três jeitos de mudar o mundo – sustentabilidade, respeito e solidariedade. Meta 2012: Sucesso 100% Coletivo.”


Desta forma, e seguindo a linha do trabalho desenvolvido com os estudantes no ano de 2011, está sendo desenvolvidas a oficinas “Jeitos de mudar o mundo”. Nesta primeira parte serão realizadas atividades durante três semanas com turmas diferentes para que cada grupo dedique-se a uma temática e depois haja a troca de maiores informações sobre cada tema entre eles.

O primeiro grupo a participar da atividade foram os estudantes do 3° e 4° ano. A Oficina realizada com os mesmos foi “O Que É Sustentabilidade?” e segundo o planejamento, a semana seguinte será de trabalho com o 2˚ ano sobre “O Que É Respeito”. O último grupo será o formado pelos estudantes da Educação Infantil e pelo 1˚ ano do Ensino Fundamental, com a Oficina  “O que é solidariedade?”

Após a abertura do Projeto Pedagógico Anual a se realizar no dia 11 de abril, as oficinas serão intensificadas e haverão atividades diversas sobre os temas em questão. Vale ressaltar que nesta primeira parte do trabalho em todos os grupos, ao final da atividade, será feita uma análise da música “Depende de Nós”, a fim de, despertar a pró atividade dos estudantes em relação a estes assuntos.

A primeira Oficina Jeitos de Mudar o Mundo, consistiu no lançamento da palavra Sustentabilidade, discussão sobre o que ela é, as formas de alcançá-la (tanto em relação ao planeta, quanto no que diz respeito a sustentabilidade nas relações pessoais).

Ao final da atividade, foi lida a música “Depende de Nós” para as turmas e houve o questionamento aos estudantes se eles conheciam o texto. Não houve lembrança de conhecê-lo de antemão, mas quando lançando o paralelo com o Programa Criança Esperança, eles logo reconheceram o texto como a música de abertura.

Os “Blocões de registro” que foram criados pelos estudantes com informações do que aprenderam durante a oficina foi exposto no mural do Bairro Educador na unidade escolar, o que acontecerá com as próximas produções, até o dia da abertura do projeto, no qual, os mesmos serão deslocados para os espaços de apresentação de cada turma.

Matéria e Fotos Por: Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário