A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 17 de março de 2012

Espaço de Preservação e Multiplicação da Cultura Indígena

No dia 17 de março o Bairro Educador Mangueira participou do evento “Contação de Histórias” realizado pela Aldeia Maracanã – Centro Cultural Indígena, situado no antigo Museu do Índio.

A Aldeia Maracanã é um espaço de propagação de cultura e dos atuais ideais indígenas, aberto ao público em geral. Além disso, oferece momentos de contato com as histórias passadas e atuais dos diversos povos e grupos ali presentes. No local há um movimento de resgate e valorização de cultura dos povos indígenas, cultura essa que mescla tradições e costumes antigos.

Durante o evento, a equipe do BE participou de uma confraternização entre os moradores e os visitantes, com um almoço tipicamente indígena, venda de artesanatos e pintura corporal. Em seguida, aconteceu a contação de histórias, tanto sobre a tribo, quanto sobre as políticas voltadas para as questões indígenas ao longo da história do Brasil e da atual situação indígena na sociedade.


Os índios do Rio de Janeiro entoaram os cantos de saudação e a história dos Goytacazes. Logo após, um representante indígena de uma das tribos do Maranhão falou sobre o Serviço de Proteção Indígena (SPI). Já o representante da Bahia  concentrou seu relato na situação atual dos índios no Brasil e na fundação da Organização Não Governamental (ONG) Aldeia Maracanã.

A representante do Rio Grande do Sul, contou a história de seu povo, “O surgimento dos dois representantes do povo Kaunguangue”. Em seguida, o representante do Amazonas, falou sobre a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a questão dos índios tutelados e a Constituição de 1988 que determinou a não tutela a eles. O último representante a se apresentar era do estado de Minas Gerais e explicou a história da Confederação dos Tamoyos e a Lenda das Pedras Sonoras.
O final do evento contou com a apresentação do Teatro de Bonecos da Melissa e o Erva-Doce que encenaram a peça “A aposta da onça e da chuva” – lenda típica do povo indígena. O grupo de indígenas peruanos “Pacha Mama”, apresentou as canções de sua autoria.

Após este momento, a equipe do BE se dirigiu a oca montanda no local, para um ritual típico e uma confraternização final com roda de conversa, anúncios, convites, entre outras atividades.

O Bairro Educador agradece a Aldeia Maracanã pelo convite para participar desta vivência única, pela recepção e apoio relacionado a escolas oferecido pelo grupo.    

Por Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário