A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 26 de março de 2012

Portotec: Fazendo a diferença


A Escola Municipal Manoel Porto Filho, localizada no bairro de Paciência,  Zona Oeste do Rio de Janeiro,  tem se caracterizado por ser uma instituição voltada não apenas para a formação de bons alunos no ensino fundamental, mas também por incentivá-los e prepará-los a concorrer a vagas nas melhores escolas públicas, sobretudo as Escolas Técnicas e o tradicional Colégio Pedro II. Isso é consequência do trabalho feito pela direção, do esforço e da dedicação dos alunos e por ações extracurriculares realizadas pela equipe docente.

É no contexto de tais ações que surgiu no final de 2010 o projeto PORTOTEC: aulas de reforço preparatório para os alunos da Escola Municipal Manoel Porto Filho, que pretendem participar do processo seletivo para os cursos oferecidos pelas escolas técnicas públicas.  Idealizada pelo professore de matmática Marcelo Veronezi, e o professor de história Nelton Araujo, a PORTOTEC foi a consolidação de um trabalho que já estava em andamento, de forma independente, pelos dois professores. Enquanto o professor Marcelo incentivava e ajudava os alunos do 9º ano, o prof. Nelton executava as mesmas ações no 6º ano para que os alunos fizessem a prova do Colégio Pedro II.

Em 2009 duas alunas orientadas pela dupla participaram do processo seletivo e entraram para o Colégio Pedro II. Foi assim que um descobriu o trabalho do outro.  Com apoio da direção, foi criado em outubro de 2010 o Projeto Portotec que em menos de dois meses já obtinha como fruto a aprovação do aluno Hugo Alexandre Ferreira Tarraque para a FAETEC de Santa Cruz, no curso de enfermagem. Esse resultado deu ânimo para que o projeto vingasse, com a esperança de que, iniciado desde o inicio do ano letivo, o projeto obtivesse êxito ainda maior.

Qual não foi a satisfação, portanto, quando a escola contabilizou nada menos que 24 alunos que conquistaram a tão pretendida vaga nos cursos de ensino médio oferecidos pelo Centro Interescolar Miécimo da Silva, FAETEC, CTUR, Colégio Estadual Erich Walter e o Colégio Pedro II, todos oriundos do Projeto PORTOTEC. Outros 16 estão aprovados, aguardando classificação para as escolas pretendidas.

No começo do ano, todos os alunos foram convidados a participar da Primeira Reunião de Responsáveis da escola, onde revelaram aos pais dos futuros candidatos deste ano como foi à luta pela classificação, a felicidade pelo sucesso alcançado e a certeza de que, com afinco, perseverança e auto-confiança é possível que todos os alunos alcancem os mesmos resultados.



E os planos para 2012? Para a equipe docente, além da manutenção do PORTOTEC, o grande objetivo é o aumento das aprovações para o as escolas técnicas e também a melhoria do desempenho global dos discentes, além de conseguir atender a uma maior quantidade de alunos que procuram o projeto. Neste ano o Bairro Educador tem sido mais um parceiro do Projeto em incentivando e divulgando os cursos profissionalizantes oferecidos pelas escolas técnicas públicas e orientando os alunos em relação ao mercado profissional.

Na primeira semana de aula do CI Miécimo da Silva em Campo Grande, uma professora perguntou a cada um dos alunos qual era sua escola de origem. Karina Dutra Saraiva agora estudante do Curso de Administração respondeu que era da Escola Municipal Manoel Porto Filho. Recebeu da professora a informação de que esta foi à escola que mais mandou estudantes para lá. “A Portotec fez toda a diferença para nós”, resumiu a aluna. 

Texto escrito pelo corpo docente da Escola Municipal Manoel Porto Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário