A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 23 de março de 2012

Quem já fez uma carta?

No dia 23 de março, os alunos do 5° ano da Escola Municipal Frei Cassiano, que faz parte do Bairro Educador Bispo, retomaram as atividades de troca de cartas. O objetivo da ação é estimular a leitura e a escrita, além de mostrar outros gêneros textuais para os alunos.


A primeira atividade consistiu na leitura de dois livros: Menina bonita do laço de fita e As aparências enganam. O primeiro trata-se da história de um coelho que faz de tudo para ter uma filhote de cor negra. Neste livro a autora destaca diversos aspectos debatidos atualmente, como a autoestima das crianças negras e a fraternidade inter-racial. A segunda obra, trata-se da história de um rato que vai passear pelo quintal e conhece dois bichos: um assustador e o outro muito gentil. No final a mãe o ensina que as aparências podem enganar.


Após a leitura do livro, os alunos escreveram uma carta para um amigo, com o auxílio da professora, que destacou alguns personagens em cada livro. No quadro estava colado o modelo de uma carta, frente e verso e os elementos que devem conter no envelope (remetente, endereço completo, nome completo, selo, etc.) Os alunos ajudaram a montar a estrutura da carta (cidade, data, saudação, mensagem, despedida e assinatura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário