A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 14 de março de 2012

“Bullying, a brincadeira que não tem graça”


Em março de 2012, os alunos do 4º e 5º ano, dos tunos da manhã e da tarde, da Escola Municipal Armando Fajardo (BE Cidade Alta)  assistiram ao vídeo “Bullying, Brincadeira que não tem graça” e em seguida participaram de uma conversa sobre o tema.

A atividade foi proposta a partir de uma conversa entre a diretora da escola, a professora Maralice Motta, a técnica de Educação e Saúde do Programa Saúde nas Escolas (PSE) Glauce Gomes Camilo e o gestor de projetos do Bairro Educador (BE), Paulo Renato Safadi.

As equipes do BE e PSE orientaram os alunos para eles refletirem sobre o que compreendem sobre o bullying e perguntaram se eles já haviam sofrido tal agressão.


Cerca de 160 alunos e 6 professoras participaram ativamente da atividade, que abordou a diferença entre uma brincadeira “comum” e o bullying (assédio moral e intimidação entre estudantes e jovens). A equipe ressaltou o respeito às diferenças e às consequências tanto para o agente, quanto para a vítima do bullying.

Paulo Renato, Ana Cristina e Glauce (Programa Saúde nas Escolas)

Aluno escrevendo frase sobre Bullying

Alguns alunos falaram que não gostam de receber apelidos e que isso os aborrece muito. Frente a isso firmaram um compromisso em fazer denúncias quando seus amigos sofrerem ou praticarem bullying. Ao final da conversa todos os estudantes demonstraram seu aprendizado do dia escrevendo frases e palavras sobre como agir quando sofrerem bullying e como ajudar os colegas que passam por tal situação na escola.

Por Paulo Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário