A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto Cartas


As atividades do Projeto Cartas, desenvolvidas com os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Frei Cassiano, foram retomadas no dia 23 de março. Em 2011 tudo começou com simples trocas de cartas entre o turno da manhã e da tarde e ao decorrer do ano tomou um formato mais abrangedor, envolvendo outros gêneros textuais, como a história em quadrinhos, textos narrativos, bilhetes e cartões.



O planejamento deste ano não pretende se prender a carta, o objetivo do projeto é instrumentalizar os estudantes, a fim de torná-los mais ágeis na leitura e escrita, de forma que eles conheçam vários espaços e situações do cotidiano que abrangem uma linguagem coloquial ou formal, a fim de evitar o preconceito linguístico, além de ampliar o vocabulário dos mesmos. Para que isso aconteça, é necessário que eles dominem outros gêneros textuais.

As atividades consistem em trocas de cartas entre os turnos, como um estímulo para que a letra saia mais legível e a linguagem seja mais objetiva. Ocorreram quatro encontros em que se fez notório o avanço que as turmas tiveram. A ideia é trabalhar através da troca de cartas, outros tipos de textos.


A professora do 5º ano contribuiu bastante para o andamento da atividade. No primeiro encontro foram lidas as seguintes histórias: “Menina bonita do laço de fita” e “As aparências enganam”. Após a leitura os estudantes elaboraram cartas para amigos e familiares, onde indicaram o livro de preferência e contaram sobre o personagem que mais gostaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário