A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 15 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher - Saúde e identidade na Sampaio

Na quinta feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Escola Municipal Sampaio Corrêa promoveu uma palestra sobre “Ser mulher” destinada às alunas do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) e as responsáveis dos alunos do Ensino Fundamental I com a colaboração do Bairro Educador na articulação dos profissionais.


O tema pontuou assuntos relacionados à prevenção da saúde da mulher, mediada pela Enfermeira Daniele Menezes, Funcionária da PRONEP (Empresa de Home Care) e da Auxiliar Técnica do PSE (Programa Saúde nas Escolas). Ambas falaram da saúde da mulher permeando vários assuntos, como do desenvolvimento iniciado pela menarca (primeira menstruação) até o ciclo menstrual, planejamento familiar e de como efetivá-lo, informações sobre métodos contraceptivos, a importância do pré-natal, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além de orientações necessárias para uma vida saudável.

No PEJA tivemos a presença de uma assistente social moradora local e funcionária da ONG “A História que Eu Conto”. Os assuntos de maior relevância abordados por ela foram: “A identidade da mulher e a preocupação que devem ter com elas mesmas” e “A responsabilidade em sua dupla jornada e as personagens que existem em cada uma, mostrando que com esses papéis elas acabam não olhando para si e esquecem de se cuidar”. Muitas mulheres se identificaram com os temas abordados na palestra. Uma das crianças atendida pela assistente social da ONG, fez um poema sobre o Dia Internacional da Mulher.
Através deste evento intermediado pelo Bairro Educador, as responsáveis puderam refletir sobre o que realmente fazem para ajudar na construção de uma vida melhor de todos aqueles que estão a sua volta. O espaço escolar deve propiciar aos alunos e responsáveis a aquisição de conhecimentos constantes e acima de tudo promover a formação humana da comunidade escolar.

2 comentários:

  1. Apenas retificando, a Pronep é uma empresa de Home Care e não projeto...Mas com certeza foi uma honra poder participar deste evento e com um público tão especial... Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelos parabéns, porém onde é mencionado que o Pronep é um projeto?

    ResponderExcluir