A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 27 de março de 2012

Pintando Tarsilinha

No dia 27 de março, aconteceu na Escola Municipal João Gualberto Jorge do Amaral a segunda etapa da ação pedagógica, organizada pelo Bairro Educador Paciência: Conhecendo o Mundo de Tarsila. Cerca de 120 alunos do 5º ano participaram desse segundo momento transformando as pesquisas feitas na internet em arte. Em grupos os alunos, puderam utilizar tintas, experimentar cores e observar todo o processo de construção das obras de arte.
Descobrindo as cores de Tarsila do Amaral


Nesta etapa do projeto, os quadros da artista plástica Tarsila do Amaral são observados, estudados e reproduzidos pelos alunos, a partir das orientações dadas pelos professores e pela gestora de projetos do Bairro Educador: Francelaine Moura. Utilizando o papelão e papel 40k para a construção das telas, os alunos puderam entender a mistura das cores, desvendar as formas que compõe um quadro artístico e com a ajuda do grupo, compor a própria obra de arte.
A princípio os alunos ficaram temerosos com a responsabilidade e o desafio, mas com o decorrer da atividade puderam sentir o prazer da produção.
“Eu nunca fiz nada parecido. Fiquei feliz com o resultado do nosso grupo” - avaliou a aluna Raquel da turma 1501.
Alunas da turma 1502: Lorena, Maria e Beatriz


Alunas da turma 1501: Marta, Eduarda e Francisca


Após os ‘quadros’ secarem, foi feita uma pequena mostra, do que foi produzido pelos alunos ao longo do dia. Os alunos participantes ficaram motivados ao verem seus trabalhos expostos para toda a escola e responsáveis.
Alunas da turma 1503: Silvia, Fernanda e Priscila


O projeto Conhecendo o mundo de Tarsila consistiu em duas etapas, primeiro o conhecimento da artista e sua obra através de jogos e segundo momento de produção artística. No fim desses dois encontros foi possível percebermos a importância do processo educativo para as aulas-passeios. É necessário um conhecimento prévio do aluno, do contexto histórico e cultural para que a apropriação do conhecimento seja integral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário