A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 20 de março de 2012

Ecobé recebe grupo de meio ambiente e Grêmio Estudantil



No dia 20 de março um grupo de 15 alunos do CIEP Antoine Magarinos Torres Filho, BE Borel, incluindo àqueles que participam do grêmio estudantil, foram à aula-passeio na Ecobé, dando continuidade à trilha: Sociedade e Ciências Sociais e Naturais”, iniciada em 2011, que tem como objetivo formar um grupo de multiplicadores de propostas para uma escola ecologicamente sustentável.


O CIEP em articulação com o Bairro Educador proporcionou aos estudantes através desta atividade uma ampliação do conhecimento.  Além disso eles também puderam participar das atividades do Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.

Nesta aula-passeio eles aprenderam sobre fontes de energias renováveis, como por exemplo, um equipamento criado na Ecobé que utiliza a luz solar e outro tipo de equipamento que utiliza as fezes dos animais para transformá-las em gás. Outro “brinquedo” pedagógico que atraiu a atenção das crianças foi o vulcão em miniatura. Ali foi trabalhada a formação do solo. Outros assuntos também tiveram relevância, como  o habitat de animais silvestres.

Um aluno da turma 1502 em seu diário de bordo escreveu o seguinte trecho:
“Com os cocos de porquinho da índia podem se fazer gás. As montanhas subirão com a força dos vulcões e a força dos ventos arredondaram as pontas. E os adubos servem para alimentar as plantas”.
A proposta maior desta atividade é fornecer possibilidade de formação teórica para os alunos que vivenciam a trilha educativa, quando de sua chegada ao Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário