A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 8 de março de 2012

Pensando na Alimentação Saudável


Nesta quinta-feira, 08/03, os alunos das turmas 1205, 1305 e o Projeto Acelera do CIEP 301 participaram da oficina de alimentação saudável e prepararam o suco: “Fanta Laranja Caseira”. A atividade foi articulada pelo CIEP 301, Bairro Educador Rio das Pedras e o PSE (Programa Saúde nas Escolas).

A “Semana da Mobilização Saúde na Escola” teve como tema: “Prevenção da Obesidade na Infância e Adolescência”. O objetivo da oficina foi estimular os alunos a consumirem legumes, verduras e frutas no dia dia.


No início da oficina, os alunos ficaram curiosos quando foram notificados que  participariam do processo de elaboração de um refrigerante. Primeiro, eles participaram de um bate-papo sobre os seus hábitos alimentares, o que gostam de comer em casa, sobre a merenda escolar e se gostavam de refrigerante. Em seguida, falaram sobre o suco, e foi distrubuída uma receita para que conhecessem os ingredientes que compunham o refrigerante através de uma leitura em conjunto.


Veja abaixo, como fazer a receita da Fanta Caseira:
Ingredientes
·     3 cenouras médias descascadas
·     1 laranja pêra
·     ½ copo de suco de limão coado
·     1 ½ L de água com gás
·     Açúcar a gosto
Preparo:
Coloque no liquidificador a laranja, as cenouras cortadas e um pouco de água com gás. Depois coe e acrescente o suco de limão, o restante da água e o açúcar. Sirva logo após a preparação.

Todo o preparo foi realizado com a participação dos alunos que efetivamente colocaram a “mão na massa”, higienizaram, ralaram e espremeram as frutas e legumes devidamente equipados com toucas e luvas. Os alunos degustaram e aprovaram a Fanta laranja caseira.


O Bairro Educador agradece o grande envolvimento da direção, professores e alunos do CIEP 301 na mobilização por uma vida mais saudável.



Por Giselle Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário