A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Alunos da E. M. José Linhares vivenciam práticas de circo com educadores jovens no BE Cantagalo

Um dia de aula bem diferente! Alunos e professoras do 3º ano da Escola Municipal Presidente José Linhares subiram a comunidade do Cantagalo, no último dia 29,  para vivenciarem aulas de circo no AfroReggae, parceiro do Projeto Bairro Educador, integrante do Programa Escolas do Amanhã.
Lá, os alunos foram recebidos pelos “pernas de pau”, ganharam pipoca, refrigerante e assistiram a um emocionante espetáculo.
A professora Simone Luz, que foi pela terceira vez à comunidade acompanhada pelo Bairro Educador, ficou encantada com o espetáculo: “A gente sempre escuta falar de AfroReggae na televisão mas, eu não imaginava a beleza desse espetáculo (...) E não só para mim foi uma surpresa, dos 21 alunos que assistiram, a maioria mora aqui na comunidade mas, somente uma aluna já tinha assistido ao espetáculo”.
Depois da apresentação, os alunos puderam vivenciar práticas de exercícios circenses como cama elástica, trampolim, malabarismo, entre outros.

Em atividades que utilizaram diferentes linguagens (corporal, plástica e oral), ajustadas às diferentes intenções e situações, promovem-se experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar, os alunos exploram diversas áreas do conhecimento. A  oficina também serviu para estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, apontando para os próprios alunos como as atividades complementares à escola podem proporcionar o seu desenvolvimento integral. 
Os objetivos da atividade foram bem-sucedidos. As alunas Estefani e Beatriz, por exemplo, ficaram encantadas: “eu vou pedir a minha mãe para me matricular nas oficinas! Quero fazer mais circo”.
Criar essa rede de apoio comunitário que auxilia o processo de aprendizagem dos alunos e os estimula a participarem de outras atividades além da escola é muito importante, é o que afirma a professora Simone que complementa: “Essas atividades contribuem no desenvolvimento de habilidades, na disciplina e na valorização da comunidade onde moram”.
A E.M. Presidente José Linhares, a partir desse contato com as oficinas e após conhecer a equipe pedagógica do AfroReggae, irá estimular os responsáveis dos alunos, principalmente dos que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizado, a matricularem as crianças nas oficinas de circo.
Em iniciativas como esta, o Bairro Educador procura estimular a integração, troca de saberes e produção de novos conhecimentos entre a escola, parceiros, organizações e moradores da comunidade sempre vinculando-as  às propostas pedagógicas, reforçando os conhecimentos aprendidos na escola e ampliando sua noção de pertencimento.

Um comentário: