A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Uma mistura de culturas

A Escola Municipal Estados unidos, unidade escolar integrante do BE Catumbi, em parceria com os estudantes do 1º segmento, realiza todos os anos, nos meados de setembro e outubro, a Feira do Folclore. Cada professor pesquisa com sua turma sobre uma região brasileira procurando descobrir suas peculiaridades, comidas e bebidas típicas, danças folclóricas e também suas características físicas e referências históricas.

Durante a feira acontece uma exposição dos trabalhos produzidos pelos próprios estudantes juntamente com uma degustação de comidas típicas feita pela equipe da escola e alguns responsáveis. Simultaneamente, dentro da quadra esportiva as turmas do primeiro segmento apresentam danças e ritmos típicos de cada região como: axé, ciranda, quadrilha e outros. 

A feira é aberta à comunidade e todos podem visitar a exposição, assistir às apresentações de dança. Esta é uma oportunidade de aproximação entre escola e responsáveis.


Com o intuito de contribuir com  o trabalho pedagógico já feito pelas escolas, o Bairro Educador levou a feira do folclore da Escola Municipal Estados Unidos,  o ponto de cultura “De Repente Na praça”, que atua na feira de São Cristóvão disponibilizando oficinas à respeito da cultura nordestina, sendo elas: Xilogravura, repente, violão e escultura em barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário