A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Qual a vantagem de permanecer na escola?

Texto e Fotos: Natália Bordão

Qual a vantagem de estudar? Que vantagens tem um adolescente que completou 15 anos e quer trabalhar, ganhar seu “próprio dinheiro” em permanecer na escola? Tais perguntas preenchem o imaginário dos adolescentes nas escolas públicas e até particulares.

A visão da importância da educação em certificações básicas (ensino fundamental, ensino médio e universidade completos) e certificações complementares (idiomas e computação) começam a preocupar os jovens estudantes do 9º. ano que já estão percebendo um mercado de trabalho, competitivo, onde o mais qualificado e polivalente alcançará não só um emprego mas um bom salário.

Ciente deste mercado de trabalho a Junior Achievement idealizou o programa, “vantagens de permanecer na escola”, endereçados ao público dos alunos do 9º. anos das escolas. Neste programa, os alunos, em momentos distintos, descobrem na prática as vantagens da boa qualificação na educação escolar para as suas vidas, percebendo como é importante ser empreendedor.

Certificados da influência do assunto nesta fase dos alunos do 9º. ano, a direção da Escola Municipal Professor Teófilo Moreira da Costa, através de sua Diretora, Sandra Boekel e equipe, abraça o programa e decide implantá-lo na escola, nas suas turmas de 9º. ano.

O programa foi realizado nos dias 4 e 5 de outubro com as turmas 1901, 1902, 1903 e 1904 e contou com o auxílio da Gestora de Projetos do Bairro Educador Cidade de Deus, Francisca de Assis.


No início tudo era novidade, curiosidade, mas bastou começar a apresentação, explanando sobre êxitos pessoais, vitórias alcançadas que logo ficaram entusiasmados e interessados.

O programa, que é dividido em momentos, ficou bem marcante em três deles. No inicio, quando os alunos participam do jogo das grandes decisões, nele, ao tomar decisões, os alunos faziam escolhas difíceis que refletiam o cotidiano das pessoas.

Foi interessante perceber a ambição aflorada em cada um deles ao progredirem intelectualmente e, logicamente, financeiramente; o momento dos gráficos estatísticos deixou os alunos um pouco perplexos, pensativos, reflexivos, pois visualizaram, através dos gráficos, o contraste dos salários: para a escolaridade incompleta, baixos salários e para escolaridade completa, altos salários; o momento quando debateram situações comuns ocorridas em conseqüentes da evasão escolar, como a ocorrência da baixa auto-estima, gravidez precoce, consumo e tráfico de drogas, entre outras. Debateram, defendendo ou não a vantagem de permanecer na escola.

Ao final deste momento, que foi o último, escreveram uma carta para alguém do conhecimento deles que estivesse desejoso de sair da escola ou tivesse abandonado os estudos, buscando convencê-lo, a partir do que entenderam do programa, a desistir da idéia e regressar aos estudos, pois seria o único meio de alcançar verdadeiros êxitos na vida.

 Foi muito gratificante poder ver, por menor que fosse em alguns, um certo amadurecimento dos alunos ao final do programa na oficina. O Bairro educador sente-se honrado em poder contribuir à vida dos alunos, no desenvolvimento de uma visão empreendedora que o programa ofereceu, através da Junior Achievement. Esperamos poder contribuir muito mais em novos empreendimentos para o crescimento integral dos alunos, na escola, na comunidade.

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