A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Professores do BE Campo Grande conhecem território em que atuam

Através de uma conversa entre a equipe do Bairro Educador e a direção da Escola de Desenvolvimento Infantil Enyr Portilho, percebeu-se a necessidade da equipe educativa conhecer melhor o bairro onde atua.
Para facilitar esta ação, ambas as equipes saíram pela comunidade para mapear o local. Ao todo, 12 professores participaram da atividade. Para muitos, foi a primeira oportunidade, em anos de trabalho, de conhecer melhor a região.
“... nossa trabalho a quase dez anos aqui e nunca conheci o bairro que atuo, sempre tive medo, ao me deparar com a realidade, tive vontade de passar mais tempo aqui até mesmo ter uma casa no local...”
Os professores receberam uma máquina fotográfica, para  capturar o que identificavam como carências e riquezas da comunidade. O posto de saúde local, Pedro Nava, foi um dos locais que chamou bastante atenção. Alguns questionaram se o posto realmente funcionava ou não.
Conversamos com a Diretora do Posto Glines que nos recebeu muito bem, apontou os serviços oferecidos pelo espaço e ainda deixou em aberto a possibilidade da escola estreitar os laços com o posto. Os professores puderam ver o outro lado do que era passado para eles como negativo.
A igreja católica local também foi visitada. Conhecemos um pouco da história do local, o que foi importante para a trajetória do dia. Alguns professores debateram a atuação da igreja na comunidade.

No final da atividade foi feita uma roda de conversa para sabermos o que os professores identificaram e o que poderia ser feito para melhorar o espaço escolar com essas novas informações além de criar um grande plano de ação.
O Bairro Educador agradece a equipe escolar pela disponibilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário