O Bairro Educador Rocinha, através da parceria com a TV Tagarela (TV Comunitária da Rocinha), iniciou nessa quinta, 20 de Outubro, a oficina de produção de vídeo para alunos da Escola do Amanhã Francisco de Paula Brito. A oficina tem como objetivo apresentar aos alunos técnicas de gravação, construção de pauta e entrevistas. Durante a oficina serão produzidos dois vídeos que abordarão a escola e a comunidade como tema principal.
Aula inicial da oficina de vídeo
Na primeira aula, os nove alunos da turma 1502 aprenderam as funções básicas da câmera e os principais enquadramentos. O professor de vídeo Glauber da Silva utilizou jornais e revistas para apresentar os enquadramentos e, em seguida, mostrou como fazê-los na câmera. “Aprendendo o básico, eles podem utilizar qualquer câmera, todas têm as mesmas funções” explicou.
A metodologia utilizada é bem interessante, pois desvenda o processo de produção da televisão ao mesmo tempo em que trabalha a criação de textos e a leitura de mensagens não textuais. Durante a aula o professor apresenta termos técnicos de forma bem simples e de fácil entendimento, “enquadramento é colocar alguma coisa dentro de um quadrado, e a coisa que vamos colocar no nosso quadrado é a imagem da sala” brincou o professor.
Alunos reconhecendo enquadramentos em revistas e jornais
O próximo passo agora é apresentar as técnicas de reportagem para que a turma possa ir para campo colher depoimentos sobre os temas que escolheram, o programa prevê mais três encontros e o produto final será exibido na festa de encerramento do ano letivo da escola. A proposta de temas veio de entrevista feita com os alunos, ocasião na qual elegeram como maior problema da escola a falta de participação da comunidade nas atividades e da comunidade, o excesso de lixo pelas ruas. Os vídeos serão peças publicitárias voltadas para a questão do cuidado com a comunidade e com a escola, tema do Projeto Político Pedagógico da escola que gerou a trilha educativa “Rocinha se cuidando”.
1º contato com o equipamento
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário