A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Formiga limpa, Formiga linda!

O projeto Formiga Limpa, Formiga Linda desenvolvido pela Icos Cidadania (www.cidadania.icosgroup.net) em parceria com o Projeto Bairro Educador (CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável / SME - Secretaria Municipal de Educação – www.bairroeducador.blogspot.com) fizeram uma convocação aos alunos da E.M. Jornalista Brito Broca a participarem da caminhada ecológica que ocorreu sábado dia 24 de setembro de 2011, como ato de reabertura das trilhas que nos levam as cachoeiras da Formiga com o objetivo de empossar os jovens estudantes da rede municipal de ensino como futuros guardiães do patrimônio ambiental comunitário.
A mobilização comunitária contou com a parceria dos guardiões da Floresta, do Cemasi, dos agentes comunitários de saúde e lideranças comunitárias da Formiga para organização e participação do ato de reabertura da trilha que leva a cachoeira do Mussun.
A caminhada ecológica surge com a ideia de ter um dia inteiro para celebrar as belezas naturais e culturais da comunidade da Formiga, as cocheiras que existem na Floresta da Tijuca tem acesso pela comunidade que está na fronteira natural da comunidade. Quanto às belezas culturais que o povo da Formiga reproduz e produz como a badalada Folia de Reis da Formiga e manifestações como o Funk com concurso de dança do passinho, grupos de Hip Hop e capoeira. A Tecnologia Social de Arranjo Cultural utilizada pelo Bairro Educador busca fortalecer o elemento cultural comunitário através da valorização e empoderamento por parte dos alunos para fins de compreensão e identidade local. 
Nesta caminhada ecológica, a presença das crianças que já realizam diversas atividades educativas que visam à preservação do meio ambiente foi massiva.

No início da caminhada fizemos um resgate do conteúdo trabalho em sala de aula sobre a importância da floresta da tijuca para a cidade do Rio de janeiro e de como podemos desenvolver uma relação sustentável.
Orientamos a todos a não jogarem lixo no chão e catar o lixo pela trilha e colocar em sacos que foram levados pelos adultos.

A ideia do projeto Formiga Limpa, Formiga limpa foi pedagogicamente apropriada pelo Bairro Educador com o objetivo de fortalecer a autoestima local e, consequentemente, gerar o sentimento de pertencimento que é fundamental para realizarmos mobilizações que deixem a Formiga cada dia mais linda! 


Acesse os link abaixo de vídeos relacionados a essa atividade:

Reportagem da TV Brasil Sobre a Caminhada ecológica na Formiga
Batalha do Passinho
Folia de Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário