A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Famílias presentes na vida escolar dos filhos garantem melhor aprendizado e na E.M. Frei Cassiano os pais sabem disso!

Uma simples atitude de um pai, como por exemplo, acompanhar o dever de casa de seu filho, pode influenciar substancialmente a vida escolar dos filhos. Outro fator que conta muito é conhecer os professores, a escola e os métodos de ensino que estão sendo aplicados. Isso, muitas vezes, faz com que haja um interesse maior do aluno em aprender, já que os pais cobram boas notas.

Por isso no último dia 08, os pais dos alunos da E.M. Frei Cassiano compareceram na reunião de pais e mestres para acompanhar de perto o rendimento dos seus filhos.

A reunião começou no auditório, com alguns pedidos e alertas da diretora, quanto, por exemplo, a frequência dos alunos nas oficinas do ‘’Mais Educação’’. Logo em seguida, foram apresentadas a nova enfermeira do PSE (Programa Saúde nas Escolas) Vânia e a Gestora de Projeto do Bairro Educador Sarah Cardoso.

Essa primeira parte da reunião teve por objetivo mostrar aos pais a Trilha Educativa que está sendo planejada pela gestora do Bairro Educador em conjunto com a direção da escola e do PSE, que visa enriquecer o Projeto Politico Pedagógico da escola: ‘’Gentileza gera Gentileza’’ com uma campanha de conscientização dos pequenos sobre higiene e saúde, o que envolve o cuidado com a dengue.

 Durante a reunião, a gestora de projeto do BE Bispo, Sarah Cardoso  afirmou que “não adianta falar somente com as crianças, é preciso mobilizar os adultos também!”.  O intuito da Trilha Educativa é mobilizar os alunos, os responsáveis e posteriormente toda a comunidade, em prol da saúde e contra a dengue.

Para complementar a fala, Vânia a enfermeira do PSE, explicou sobre os cuidados sobre a dengue, falou sobre os cuidados com a higiene das crianças, que é muito importante como disse ela, não só para ter saúde, mas também por questão de disciplina: ‘’Ter saúde não é só não estar sentindo dor, ou estar doente, ter saúde é ter direito de dormir bem, de se alimentar bem, de ter moradia e de ser feliz. ’’

’As crianças precisam ter disciplina com o sono para ter um bom rendimento escolar’’, atentou ela, para algo muito importante e que às vezes passa despercebido pelos pais. 

No segundo momento da reunião, os pais seguiram para as salas para saber sobre o rendimento dos filhos e pegar os boletins dos mesmos. Na saída ainda tinha um bazar para os pais se distraírem, mas claro sem esquecer-se da dengue, foi no final da reunião que os panfletos sobre como evitar a dengue foram distribuídos.

Esse foi o primeiro passo rumo à plena conscientização dos alunos, dos responsáveis e do Turano sobre a saúde das crianças com o corpo, com o eu e também com a comunidade. Este é o papel do Bairro Educador, promover a integração entre a comunidade e a escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário